16/11/2017

SINDSIFCE segue apoiando a luta dos professores de Maracanaú, em greve por melhores salários, condições de trabalho e respeito à educação

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) continua apoiando a luta dos professores da rede municipal de educação de Maracanaú, em greve por melhores salários, condições de trabalho e por respeito à educação.

Integrante da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE, o servidor do IFCE Glacio Araújo esteve presente nesta semana na ocupação realizada pelos professores de Maracanaú na Câmara de Vereadores do município.

Foi mais uma demonstração de solidariedade e de unidade na luta, além da nota publicada no dia 6/11 pelo SINDSIFCE (disponível em www.sindsifce.com.br), reforçando a justeza das causas defendidas pelos professores, lamentando as represálias promovidas pela Prefeitura de Maracanaú contra os mestres e cobrando uma solução rápida e efetiva para o caso, em prol da comunidade.

O SINDSIFCE parabeniza todos os professores daquela cidade e destaca a importância da atuação do Sindicato Suprema, como entidade organizadora e articuladora da luta da categoria.

A educação pública vive neste final de 2017 desafios que estão entre os maiores de sua história. A situação dos professores de Maracanaú exemplifica o desalento a que o setor educacional vem sendo submetido pelo Governo Federal, com medidas como cortes e contingenciamento de recursos para os IFs e universidades, congelamento dos investimentos sociais por 20 anos (incluindo saúde e educação).

E mais: imposição de reforma do Ensino Médio sem diálogo coma sociedade, precarização pela reforma trabalhista, aumento da contribuição previdenciária dos servidores federais de 11% para 14%, Programa de Demissão Voluntária para servidores federais, inclusive os da educação.

Os efeitos de tantas medidas negativas e cortes orçamentários não demoraram a se fazer sentir na ponta do sistema. Não por acaso, vários campi do IFCE enfrentam inúmeras dificuldades para seguir funcionando, passando por demissões de trabalhadores terceirizados e até por falta de transporte e alimentação.

A situação de Maracanaú é apenas outro exemplo dessa realidade, de cortes de recursos federais para os municípios, agravados pela falta de sensibilidade e de disposição da Prefeitura para valorizar a educação e honrar os compromissos assumidos com os professores.

O SINDSIFCE diz não à precarização da educação púplica e parabeniza os professores de Maracanaú pela luta e pelo importante chamamento à sociedade. Viva a educação! Viva a luta dos professores! Uma luta que é de todos nós!

A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE

Última atualização: 20/11/2017 às 09:24:57