23/11/2017

SINDSIFCE manifesta apoio à luta de professoras e professores municipais de Crateús, em defesa da Educação

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) manifesta apoio às professoras e aos professores municipais de Crateús em luta pelo cumprimento dos 200 dias letivos anuais, exigência que, mesmo preconizada em lei, vem sendo ameaçada pela prefeitura do município. Em defesa da Educação, a categoria irá paralisar suas atividades nesta sexta-feira, 24 de novembro, quando deverá ser recebida pelo prefeito Marcelo Machado (SD) para tratar dessa questão.

O que as professoras e os professores do município de Crateús reivindicam é o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que regulamenta a Educação no Brasil e determina que as escolas devam cumprir, pelo menos, 200 dias letivos anuais, distribuídos em dois semestres, totalizando, no mínimo, 800 horas. A prefeitura do município, porém, por meio da Secretaria de Educação, pretende reduzir para o mês de dezembro o calendário que, em cumprimento à lei, deveria encerrar em janeiro de 2018.

Sob o argumento da necessidade de reduzir gastos, a prefeitura de Crateús pretende também retirar a hora-atividade, conquista histórica de profissionais em Educação, relativa ao reconhecimento do trabalho pedagógico realizado fora de sala de aula. Comunicada por ofício, a decisão sobre pagamento de tão somente a hora aula fere a lei do piso salarial e se articula diretamente ao cenário nacional de retiradas de direitos, aprofundado com a Reforma Trabalhista, já em vigor, e com a Reforma da Previdência, em vias de aprovação.

Em defesa da Educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, o SINDSIFCE se soma à luta das professoras e professores municipais de Crateús: pelo cumprimento aos 200 dias letivos anuais, preconizados pela LDB; pela não retirada das horas-atividade de professoras e professores contratados; pela não redução de salário de coordenadoras e coordenadores; pela revogação da Reforma Trabalhista e contra a Reforma da Previdência do governo Temer.

Todo apoio à luta das professoras e dos professores municipais de Crateús!

A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE
Última atualização: 23/11/2017 às 13:11:30