24/11/2017

Edital de Remoção dos TAEs: SINDSIFCE solicitou à Reitoria reabertura de prazo, após retificações

Após verificar que foram feitas retificações no Edital de Remoção dos Técnico- Administrativos (TAES) 14/2017/Progep, gerando dificuldade para participação dos servidores devido a prazos exíguos ou impraticáveis, a Diretoria Colegiada do SINDSIFCE solicitou formalmente à Reitoria do IFCE e à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas a reabertura de prazo para participação no citado edital.

Dada a gravidade do caso, integrantes da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE também procuraram a administração do Instituto. Foram recebidos pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas (e reitor em exercício) Ivam Holanda, para debater o caso.

O questionamento e a solicitação feitos pelo SINDSIFCE se basearam no fato de que o edital foi publicado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFCE (PROGEP) no dia 7/11 deste ano, mas teve duas retificações publicadas nos dias 9/11, 10 e 13/11. Porém, o prazo para participação no referido edital se esgotava, conforme o texto original, no dia 10/11.

Ou seja, diante das retificações realizadas os servidores foram prejudicados com pouco tempo hábil para participação no edital (caso das retificações realizadas nos dias 9 e 10/11) e até mesmo com retificações realizadas no dia 13/11, após concluído o prazo de inscrições.

Resposta da gestão

Em resposta ao ofício enviado pelo SINDSIFCE sobre o tema e também na reunião sobre o tema, o pró-Reitor Ivam Holanda alegou, conforme registrado em ofício por ele assinado, que, em sua visão, as modificações no edital não teriam causado prejuízo aos servidores.

Segundo ele, as inscrições ocorreram nos dias 8, 9 e 10/11, com uma equipe de plantão para dar resposta imediata a cada inscrição. De acordo com o pró-reitor, apenas sete recursos foram apresentados por servidores quanto a resultados de pedidos de remoção. Ele alega, ainda, que a definição do prazo para realizar inscrição no processo de remoção está relacionada a limitações estabelecidas pelo Ministério do Planejamento. E nega reabertura de prazo para participação no edital.

SINDSFICE reforça necessidade de clareza nos prazos e respeito aos servidores

O SINDSIFCE reforça aos servidores a orientação de que, caso se sintam prejudicados, procurem a Assessoria Jurídica do Sindicato, para estudar possíveis medidas judiciais a serem tomadas, caso a caso. A entidade reforça a importância da transparência nas ações da gestão do IFCE, da comunicação clara e em tempo hábil, do diálogo permanente com a comunidade acadêmica, de modo a evitar quaisquer prejuízos aos trabalhadores e à qualidade das atividades do Instituto.
Última atualização: 27/11/2017 às 11:21:25