Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  25/02/2018 

SINDSIFCE lança moção de repúdio à prefeita de Icó e em solidariedade aos professores do município

Professores foram recebidos com truculência (Foto: Marcos Adegas / Fetamce)
 
O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) repudia a ação da prefeita de Icó, Laís Nunes, que no dia 15/2 assinou decreto reduzindo pela metade os salários de 362 professores da rede municipal, tornando nulas todas as ampliações de carga horária, revogando o Decreto Municipal n. 018/2004, resultado de luta dos profissionais do Magistério do Município de Icó, que garantia a ampliação do número de horas trabalhadas. 
 
Durante votação do decreto, no dia 19/2, os profissionais da rede municipal de ensino de Icó uniram-se em marcha, em direção à Câmara Municipal, para reivindicar a garantia dos direitos conquistados até esta data. Ao chegar à Casa, que deveria ser aberta ao povo icoense, os professores foram recebidos pela Prefeitura com balas de borracha, spray de pimenta e muita truculência, em operação comandada pelo Secretário de Segurança, Sargento Geilson Lima, que não satisfeito com a ação desastrosa e irresponsável, que resultou em vários professores feridos, emite declaração intimidando e ameaçando servidores municipais engajados no ato. 
 
Ao tomar conhecimento da ação desastrosa da Guarda Municipal e da Polícia Militar contra os profissionais da educação do município, a população, junto à diversos movimentos sociais e sindicais de todo o Ceará, reuniram-se em ato que ocorreu no último dia 22/2, em defesa da Educação pública e da revogação do decreto que retira direitos dos professores municipais de Icó. O comércio, de portas fechadas e com tarjas de protesto, tornava visível a indignação da população em geral, com a improbidade da Prefeita Laís Nunes e a truculência do Secretário de Segurança que, a mando de uma prefeitura que não conhece os princípios básicos de administração pública e de cidadania, imputa ordem de agressão contra os trabalhadores. 
 
O ato mobilizou diversas frentes de luta. A manifestação, que já tomava grandes proporções, chegou novamente à Câmara Municipal, onde mais uma vez a classe trabalhadora foi massacrada e recebida com bombas de efeito moral, spray de pimenta e armas de choque, que a todo momento eram acionadas e expostas como ameaça a quem se aproximasse do cordão de isolamento improvisado pelo contingente da Guarda Municipal e Polícia Militar. A população, incrédula com tamanha violência, recuou e passou a reivindicar a abertura da barreira policial para acompanhar a votação que decidiria sobre a vida e a carreira dos profissionais do Magistério Municipal de Icó. 
 
Em meio a discursos que reivindicavam a revogação do decreto, a exoneração do Sargento Geilson Lima e o impeachment da prefeita Laís Nunes, a votação ocorreu sem que os trabalhadores pudessem ter acesso à Casa, que deveria ser, sobretudo, de acesso irrestrito ao povo. A votação resultou na manutenção da negação dos direitos dos professores, mas o ato foi de dimensão tamanha que não houve derrota. As medidas legais serão tomadas. A Prefeita de Icó, junto aos vereadores que votaram contra a classe trabalhadora sentiram a força da luta popular organizada.
 
Toda solidariedade do SINDSIFCE aos professores em luta no município de Icó!
Última atualização: 25/02/2018 às 20:56:10
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br