11/06/2018

Servidores e servidoras do IFCE participaram da PLENA do SINASEFE, em Brasília, ressaltando conquistas e desafios para a base

Servidores e servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) participaram, neste final de semana, da 154a. PLENA do SINASEFE, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Científica e Tecnológica. O SINDSIFCE esteve presente, através dos servidores Cristiane Oliveira, Rayça Cavalcante e Roberto Araújo, assim como os servidores Fabíola Xavier e Sena Moreira (observadores eleitos na  mais recente Assembleia Geral dos trabalhadores do IFCE, realizada dia 4 de junho).

Além das discussões sobre enfrentamento ao desmonte do Estado e à precarização dos serviços públicos, durante o atual governo, e sobre a proposta de "reestruturação" da rede federal, a PLENA foi fortemente marcada pelo debate sobre combate ao assédio moral.  Houve uma mesa de discussão específica sobre o tema, definindo as próximas estratégias para combate à prática, inclusive recorrendo diretamente ao CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal) e à Comissão de Direitos Humanos do Senado. A mesa contou com Elisa Ferreira (psicóloga), Nilson Berenchtein Netto (psicólogo e membro da Intersindical/ASS) e Valmir Floriano (advogado da AJN do SINASEFE).

Possível estado de greve? Antes, consulta às bases

Durante a PLENA os servidores e servidoras também deliberaram pela realização de uma rodada de consulta às bases sobre possível estado de greve nos IFs, em virtude da atual situação de fortes retrocessos e graves ameaças pelo Governo Federal. Cada seção do SINASEFE deverá realizar consulta, informando o resultado ao Sindicato nacional.

Outras datas importantes para a mobilização

Também merece destaque a aprovação da mobilização para a Jornada de Lutas, nos dias 18, 19 e 20 de junho; do acompanhamento à votação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de ação sobre os reajustes salariais anuais dos servidores de IFs; o indicativo do Dia Nacional de Lutas Contra a Reforma Trabalhista, para 13/7; o indicativo para que as bases decidam sobre possível Dia Nacional de Paralisação em Defesa da Rede, a ser realizado em 7/8.

SINDSIFCE relatou ações em benefício dos servidores

Durante a PLENA, os servidores do IFCE destacaram as ações que vêm sendo realizadas pelo SINDSIFCE, com benefícios concretos para os trabalhadores e trabalhadoras do Instituto, além de contribuição para o debate político, conscientização e mobilização nesse momento grave da história de nosso País.

Entre as atividades destacadas estiveram o debate com a filósofa e escritora Marcia Tiburi, o Seminário sobre o Pós-golpe (realizado no Campus Baturité), as assembleias e reuniões realizadas pelo Sindicato nos diversos campi, incluindo presença da Assessoria Jurídica do SINDSIFCE, além da campanha contra o assédio.

Também foram destacadas em informes as bem-sucedidas ações judiciais movidas pelo SINDSIFCE, sobre auxílio-transporte, auxílio pré-escola e RSC para aposentados, que também teve uma grande repercussão, com vários servidores, de diversas regiões do País, solicitando mais informações a respeito.

Próxima Plena será em agosto, em Curitiba

Foi aprovado por aclamação conjunto de deliberação do Encontro Nacional de Mulheres, assim como a definição do local e da data para a próxima PLENA: na primeira semana de agosto, em Curitiba-PR.

Última atualização: 11/06/2018 às 17:23:15