Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  29/06/2018 

SINDSIFCE alerta: ata de reunião do Coldir revela planos para implementar ponto eletrônico no IFCE ainda neste ano

Uma nova investida da Reitoria para implementação de ponto eletrônico no IFCE está em curso, conforme comprova ata de reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir) do Instituto, realizada em 14 de maio. O alerta é do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), que vem recebendo manifestações de servidores e servidoras de vários campi, diante de informações de possível implementação de ponto eletrônico ainda neste ano, em nossa instituição. Há denúncias, inclusive, de que na Reitoria já haveria setores da Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap)) testando o ponto eletrônico.

A possibilidade real de implementação dessa medida no IFCE é comprovada formalmente pela ata da 70a. reunião ordinária do Coldir. No documento lavrado pelo conselho, registra-se que durante a reunião o professor identificado como Neto (pelas linhas anteriores da ata, seria José Alves Neto, diretor do Campus Tauá) perguntou ao reitor do IFCE, Virgílio Araripe, sobre a “implantação de ponto eletrônico”, “quando será que acontecerá” (sic) e “como será”.

Em resposta, registra a ata, “prof. Virgílio informou que está bem próximo (sic) a implantação do ponto eletrônico”.

Ainda conforme o documento, o professor Ivam Holanda, pró-reitor de Gestão de Pessoas, “informou que a própria SETEC está realizando testes em algumas instituições pilotos para a implantação definitiva, mas que ele acredita que até o final do ano será implantado”, citando a Secretaria de Educação Tecnológica, do Ministério da Educação.

A ata ainda registra que “o prof. Virgílio informou que é importante que essa discussão sobre o ponto eletrônico aconteça com os servidores” e “o prof. Dijauma (sic) sugeriu que quando fosse acontecer essa discussão pudesse acontecer também uma discussão sobre a flexibilização das 30 horas”.

SINDSIFCE repudia planos de implantar ponto eletrônico

O SINDSIFCE repudia a nova tentativa de implementar ponto eletrônico no IFCE, em desacordo com os direitos dos servidores, e a postura da Reitoria, de não se pronunciar oficialmente sobre o tema nem realizar qualquer comunicado aos servidores e estudantes, limitando-se a tratar a questão de forma rápida e superficial, como que às escondidas, na reunião do Coldir.

Essa postura e a ameaça de implementar ponto eletrônico contribuem para a tentativa de forçar a comunidade acadêmica a conviver com um dos maiores símbolos da cultura do produtivismo, da venda da força de trabalho, da prevalência do poder do capital sobre quaisquer cenários e setores de nossa sociedade. Inclusive sobre as instituições dedicadas à educação. Além de reforçar a perda de isonomia entre docentes e TAEs, o ponto eletrônico é um artefato retrógrado, típico das estruturas fabris, com as quais parece se confundir, ainda em pleno 2018, a concepção de “educação” mantida pela Reitoria.

No plano nacional a denúncia das tentativas de implementação de ponto eletrônico vem sendo feita pelo SINASEFE, que aponta vitórias contra o mecanismo em Institutos Federais como o de Goiás.Na Bahia, duas ações judiciais foram apresentadas contra ponto eletrônico no IFBA, inclusive com representação ao Ministério Público Federal, por suposta irregularidade na compra dos relógios de ponto. No Instituto Federal Catarinense (IFC), os servidores apresentaram carta à Reitoria, questionando diversos pontos sobre possível implementação de ponto eletrônico.

O SINDSIFCE conclama os servidores e as servidoras à união e à mobilização na luta contra o ponto eletrônico, em defesa dos nossos direitos e contra o produtivismo e a coação aos trabalhadores. Conte com o Sindicato!

* Confira links de matérias anteriores dos sites do SINDSIFCE e do SINASEFE sobre a luta contra o ponto eletrônico:

Entrevista com o especialista Clóvis Renato, que fala sobre o tema do ponto eletrônico. Página 4 do boletim: http://www.sindsifce.com.br/arquivos/files/Boletim%20Especial%20-%2030%20horas.pdf

Campanha contra o ponto eletrônico: http://www.sinasefe.org.br/v3/index.php?option=com_content&view=article&id=922:sinasefe-lanca-cartazes-de-campanhas-contra-ponto-eletronico-docente-e-flexibilizacao-da-carga&catid=1:latest-news&Itemid=75

 

Última atualização: 29/06/2018 às 14:39:45
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br