08/07/2018

Decisão judicial a favor de Lula é descumprida: SINDSIFCE convida à reflexão

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) chama atenção e convida para uma reflexão sobre os estranhos acontecimentos deste domingo, 8 de julho.

Uma decisão judicial que determinou, na manhã deste domingo, a imediata soltura do ex-presidente Lula foi solenemente descumprida pela Polícia Federal. Também foi questionada pelo juiz Sérgio Moro, inferior hierárquico ao TRF-4, cujo desembargador Rogério Favreto determinou a libertação de Lula.

Informa-se na imprensa que, mesmo estando de férias, Moro abandonou o lazer de seu domingo para correr e, em poucos minutos, emitir um despacho contrário à libertação de Lula e questionando duramente a ordem dada pelo desembargador, para soltura do ex-presidente. Cita inclusive que teria pedido orientação ao presidente do TRF-4. De férias. Num domingo. Quanta diligência!

Pouco tempo depois, o Ministério Público, também num domingo, se manifesta contra Favreto e contra a soltura de Lula. O desembargador Favreto teve então de emitir novo despacho, reiterando sua decisão e pedindo cumprimento da ordem de soltar Lula.

Menos de duas horas depois, outro desembargador, Gebran Neto, "derruba" o habeas corpus antes emitido por seu próprio colega de TRF-4.

Pouco depois das 16h o desembargador Favreto reiterou pela segunda vez a ordem de soltura de Lula e mandou encaminhar à corregedoria do TRF-4 e ao Conselho Nacional de Justiça a manifestação de Sérgio Moro, recriminando o juiz de 1a. instância.

Lula ainda segue preso
Mesmo sem provas, como denuncia desde o início dessa perseguição judicial. Mesmo com uma ordem judicial para sua soltura. Mesmo sendo claramente vítima de uma desproporcional forca-tarefa judicial e midiática para afasta-lo das eleições deste ano, para as quais aparece como líder em todas as pesquisas de intenção de voto.

A quem interessa tudo isso? Toda essa novela dominical? Toda essa mobilização em tempo recorde para derrubar uma decisão judicial a favor do ex-presidente? Todo esse esforco de um juiz em plenas férias para intervir em um processo em que não era chamado a atuar, pois não era plantonista, sequer estava em serviço?

Enquanto o desemprego cresce, os direitos sociais são retirados, a reforma trabalhista rasga a CLT, os investimentos públicos são congelados por 20 anos, a educação enfrenta tentativa de mordaça e uma reforma do Ensino Médio feita de cima pra baixo, os IFs sofrem com falta de recursos, o País espera por respostas.
Última atualização: 09/07/2018 às 12:33:18