05/09/2018
MOBILIZAÇÃO

SINDSIFCE convida para participação no 24º Grito dos Excluídos, nesta quinta, 6 de setembro, 13h, em Fortaleza

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) convida toda a comunidade acadêmica, bem como a população em geral, a participar do 24º Grito dos Excluídos, que em Fortaleza terá manifestação no Passeio Público (Praça dos Mártires), com concentração a partir das 13h desta quinta-feira, 6 de setembro.

De lá os participantes sairão em caminhada pelo Centro de Fortaleza, fazendo três paradas reflexivas e questionadoras. O evento termina na Praça do Ferreira, com círculos culturais e apresentações artísticas.

A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE destaca a importância do Grito dos Excluídos, momento de afirmação da luta pela superação das contradições classistas de nossa sociedade e de denúncia das más condições de vida enfrentadas pela maior parte do povo do Ceará e do Brasil.

O Grito tem ainda mais relevância neste momento histórico, de aproximação das eleições gerais e de luta contra o golpe midiático-judicial-parlamentar que retirou, em dois anos, vários direitos dos trabalhadores, rasgando a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), liberando terceirização para todas as áreas, precarizando universidades e institutos federais, congelando por 20 anos os investimentos do Governo Federal em todas as áreas que interessam aos cidadãos e cidadãs.

Mais sobre o Grito dos Excluídos

Conforme destaca a Agência da Boa Notícia, neste ano as Pastorais Sociais, Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e organismos, juntamente à sociedade civil organizada (sindicatos, associações, ONGs etc) e aos defensores da vida, realizam o Grito dos Excluídos, tendo como tema “Vida em primeiro lugar!” e lema “Desigualdade gera violência: basta de privilégios”!

Inspirados no objetivo geral de “promover a vida e anunciar a esperança de um mundo justo, valorizando e construindo ações a fim de fortalecer e mobilizar a classe trabalhadora, os povos indígenas e quilombolas nas lutas populares, denunciando a estrutura opressiva e excludente da sociedade e do sistema capitalista”, o Grito procura trazer um pouco de luz à evolução social, política e econômica do País, tendo como pontos de referência a distância cada vez maior entre o vértice da pirâmide social, a violência institucionalizada e a figura profética do Papa Francisco. Referências que se unem para tecer no cenário sombrio da injustiça a iluminação para ações sócio transformadoras.

Serviço: 24º Grito dos Excluídos. Quinta, 6 de setembro. A partir das 13h na Praça dos Mártires (Passeio Público). Caminhada pelo Centro, com encerramento na Praça do Ferreira.

Última atualização: 05/09/2018 às 12:23:10