07/11/2018

Confira o destaque das principais notícias no informativo semanal do SINDSIFCE

INFORMATIVO SEMANAL SINDSIFCE
Quarta, 7 de novembro de 2018
Leia - Comente - Curta - Compartilhe

COMO RECEBER?
Para passar a receber o Informativo via whatsapp, envie mensagem para 85-9858-0145.
Para passar a receber o Informativo via e-mail, envie mensagem para sindsifce@hotmail.com
Para conferir o Informativo no Facebook, curta a página SINDSIFCE SINASEFE.
Através desses canais você também pode enviar comentários, críticas e sugestões.

#1 - SINDSIFCE divulga abaixo-assinado em defesa da liberdade de expressão
O SINDSIFCE dá conhecimento e convida estudantes, servidores técnico-administrativo e professores do Instituto e coletar assinaturas petição pública em defesa da liberdade de expressão, do exercício da docência, da inviolabilidade do espaço de universidades e Institutos Federais, do respeito à comunidade acadêmica e à educação.
Confira a petição e assine: https://bit.ly/2ySVuM2

#2 - Novo prazo para recadastramento de servidoras e servidores filiados
O SINDSIFCE convida filiadas e filiados que ainda não realizaram recadastramento este ano a participar de sua campanha de atualização cadastral. A ação objetiva a renovação de dados fundamentais ao planejamento e à realização de ações de mobilização junto à comunidade.
Faça agora seu recadastramento: https://bit.ly/2PpG8Iz

#3 - Projeto "Escola com Mordaça" pode voltar a votação nesta quarta, 7/11
Após ter sido adiada na semana passada devido à presença de manifestantes a favor da liberdade e do exercício da docência, o projeto de lei que pretende institucionalizar a "Escola com Mordaça" pode voltar à pauta de votações de sua Comissão Especial na Câmara dos Deputados nesta quarta. O projeto tem sido repudiado por educadores e entidades em todo o Brasil.
Conheça os riscos da proposta: https://bit.ly/2D6UGGn

#4 - Equipe de transição de presidente eleito não conta com nenhuma mulher
A equipe de transição do presidente da República eleito foi anunciada nesta semana e chamou atenção por não contar com nenhuma mulher. São ao todo 27 pessoas que vão trabalhar na aquisição de informações e preparação para a alternância de gestões. No ministério de Michel Temer também não havia nenhuma mulher.

#5 - Curso online "Fascismo: teoria, história e atualidade" acontece nesta semana
Começou na última segunda-feira, 5/11, o curso online "Fascismo: teoria, história e atualidade". São cinco vídeo-aulas, uma por dia, com pesquisadores e professores(as) universitários(as). O curso é organizado pelo Esquerda Online.

#6 - Confira o novo boletim do SINASEFE
O SINASEFE lançou nesta semana o Boletim do SINASEFE nº 586. A edição aborda o conceito de fascismo e os informes das atividades do sindicato na organização da resistência ao neofascismo no país; além de trazer uma análise de conjuntura do plantão.
Confira o boletim: https://bit.ly/2Pcmj85

#7 - Próxima Plena do SINASEFE acontece de 9 a 11 de novembro, em Brasília
O desfecho das eleições, com a vitória do fascismo e a derrota das forças progressistas e democráticas, impõe um cenário conjuntural de incertezas e ameaças. É necessária resistência por nossos empregos, por nossa Rede Federal de Educação e pelo próprio direito à vida. A primeira etapa dessa resistência, para o SINASEFE, se dará neste mês de novembro, com a 156ª Plenária Nacional, de 9 a 11 de novembro, em Brasília-DF.

#8 - Ministério do Trabalho pode ser extinto, no novo governo
O presidente eleito cogita extinguir o Ministério do Trabalho, como mais um passo de sua reforma ministerial, que já inclui a anunciada fusão de vários ministérios - incluindo conflitos éticos ao reunir pastas de natureza diferentes, que deveriam trabalhar na fiscalização uma das outras, como no "superministério" que envolve Justiça, Segurança e Controladoria Geral da União, além de parte das atribuições da Receita Federal. A extinção do Ministério do Trabalho fragilizaria ainda mais os trabalhadores, que já perderam diversos direitos com a "reforma trabalhista" de Temer, sem a prometida criação de novos empregos.

#9 - Futebol cearense em alta, com Fortaleza, Ferroviário e Ceará
O futebol cearense está em alta, com o Fortaleza tendo confirmado acesso à Série A do Brasileirão para o ano que vem e o Ferroviário, campeão brasileiro da Série D, tendo também vencido neste domingo a Copa Fares Lopes, conquistando, assim, vaga na Copa do Brasil 2019. O Ceará, já na Série A, vem conquistando resultados importantes para permanecer na primeira divisão, o que geraria um novo impulso para o futebol do estado, com dois representantes na elite.
Saiba mais sobre os acessos anteriores do Fortaleza: https://bit.ly/2SR9sGE

#10 - Encontro Mestres do Mundo reunirá referências populares das artes e da cultura
Um dos mais emocionantes e importantes eventos culturais do Estado, o Encontro Mestres do Mundo acontecerá pela primeira vez em Aquiraz, de 21 a 24/11, facilitando a participação de todo o público de Fortaleza e Região Metropolitana. O encontro é uma oportunidade ímpar de contato direto com os mestres da cultura, das mais diversas modalidades, como saberes, fazeres, tradições, oralidade. Participe!
Última atualização: 13/11/2018 às 13:00:10