06/02/2019

Assembleia Geral acontece nesta sexta, 8/2, às 17h, reunindo servidoras e servidores do IFCE

As servidoras e os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estarão reunidos em Assembleia Geral que acontece nesta sexta, 8 de fevereiro, às 17h, no Campus Fortaleza, quadra Professor Waldson Alencar. A atividade, convocada pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), visa debater, entre outros temas, a nova proposta de Reforma da Previdência e a Instrução Normativa nº2, além de escolher delegada ou delegado de base para participar de evento nacional.

Nova Reforma da Previdência
Proposta pela equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro, a nova Previdência prevê idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres, incluindo servidores; de 60 anos para professores públicos; e que idosos de baixa renda recebam menos que um salário mínimo. A minuta precisa ainda passar pela avaliação do Congresso Nacional e do Senado, mas já preocupa o conjunto de trabalhadoras e trabalhadores. Pensando nisso, centrais sindicais em todo o País estão convocando, para o dia 20 deste mês, um conjunto de ações em defesa da previdência pública e contra o fim da aposentadoria.

Instrução Normativa nº2
Outro tema que tem gerado preocupação é a Instrução Normativa (IN/MPOG) nº2/2018, que fixa procedimentos para controle de assiduidade, banco de horas, declaração de comparecimento médico e jornada de sobreaviso para servidores públicos federais. O SINDSIFCE tem alertado para o caráter nocivo das orientações, critérios e procedimentos gerais em relação à jornada de trabalho nos IFs e aos direitos dos servidores. Além disso, tem exigido da Reitoria que qualquer decisão sobre esse tema seja precedida de amplo debate com a comunidade acadêmica.

157ª Plena do SINASEFE
A Assembleia Geral de servidoras e servidores do IFCE também escolherá a delegada ou o delegado de base para participar da 157ª Plenária Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). A atividade acontece de 15 a 19 de fevereiro, em Brasília-DF, objetivando debater os novos ataques à educação e o desmonte do Estado. O último dia do fórum terá como programação a participação na reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe) que debaterá a Campanha Salarial de 2019.

Assembleia Geral
Data: Sexta-feira, 8 de fevereiro
Novo horário: 17h
Local: Campus Fortaleza (quadra Waldson Alencar)

Pauta:
1. Informes;
2. Conjuntura / Nova Reforma da Previdência;
3. Instrução Normativa Nº2 (discussão sobre ponto eletrônico);
4. Escolha de delegada ou delegado para 157a PLENA do SINASEFE (15 a 19 de fevereiro, em Brasília-DF);
5. Outros.

Última atualização: 06/02/2019 às 11:32:37