12/02/2019

SINDSIFCE ingressa com ação coletiva contra a suspensão de pagamentos de adicionais ocupacionais

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), por meio de sua Assessoria Jurídica, ingressou com ação coletiva para solicitar que o IFCE se abstenha da suspensão de pagamentos de adicionais ocupacionais aos seus trabalhadores. A ação objetiva reverter, judicialmente, a interrupção de pagamentos que se apoiada na Orientação Normativa nº 4/2017, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Publicado no Diário Oficial da União no dia 23 de fevereiro de 2017, o documento estabelece orientação sobre a concessão dos adicionais de insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas, e dá outras providências.

De acordo com a publicação, os gestores das unidades ligadas à Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional deveriam providenciar novos laudos para aferir as condições de trabalho e as justificativas de pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade. Tal orientação, contudo, não foi atendida pelo IFCE e, em razão disso, o Ministério do Planejamento determinou a suspensão dos pagamentos até a feitura de novos laudos.

Ingressada a ação contra a suspensão do pagamento, o Sindicato aguarda, agora, decisão que possa reverter o prejuízo causado às servidoras e aos servidores do Instituto e que faça valer os seus direitos.
Última atualização: 12/02/2019 às 10:25:01