23/04/2019

Confira o destaque das principais notícias no informativo semanal do SINDSIFCE

INFORMATIVO SEMANAL SINDSIFCE
Terça, 23 de abril de 2019
Leia - Comente - Curta - Compartilhe

COMO RECEBER?
Via WhatsApp, envie mensagem para 85-9858-0145.
Via e-mail, envie mensagem para sindsifce@hotmail.com
Pelo Facebook, curta a página SINDSIFCE SINASEFE.
Envie comentários, críticas e sugestões..

#1 - Centrais sindicais preparam grande manifestação para o 1º de Maio em Fortaleza

A CUT, CSB, CTB, Intersindical, Frente Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular vão realizar, no 1º de maio, em Fortaleza, uma caminhada pela Avenida Beira Mar. O ato ocorrerá a partir das 15 horas, com concentração no espigão da Avenida Rui Barbosa, informam os organizadores, que já estão fechando a programação. O alvo da manifestação é um só: a proposta de reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro, classificada como retrocesso.

#2 - Centrais sindicais também preparam nacionalmente o 1o. de maio e discutem greve geral

Na segunda-feira (22/4), as Centrais Sindicais se reuniram em São Paulo, na sede da Força Sindical, e definiram os preparativos para o 1° de Maio contra a Reforma da Previdência, que pela primeira vez será unitário em todo país, com destaque para o ato de São Paulo. O Dia Internacional dos Trabalhadores está sendo convocado pela CSP-Conlutas, CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CSB, CGTB, Nova Central, Intersindical – Classe Trabalhadora e Intersindical – Instrumento de Luta e Organização, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

# 3 - Debate sobre reforma da Previdência acontece nesta sexta-feira, 26/4, às 14h, no SINTUFCE, em Fortaleza, com apoio do SINDSIFCE. Participe!

Nesta sexta-feira, 26/4, durante a tarde e a noite, acontece o evento "A reforma da Previdência e a luta necessária". A atividade é organizada pelo Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS) e pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), com apoio de outras entidades, entre elas, o Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE).

# 4 - Enquanto insiste em "reformar" a Previdência, Governo Federal mantém secretos os cálculos sobre a "reforma"

Estudos técnicos que serviram como base para o projeto de reforma da Previdência do governo federal foram classificados como "sigilosos" pelo Ministério da Economia. A decisão faz com que o acesso aos dados sociais e econômicos que embasam o texto em tramitação no Congresso Nacional fique restrito a "autoridades públicas autorizadas". A Lei de Acesso à Informação regulamenta que informações podem ter a divulgação restrita em alguns casos. Nenhum deles trata sobre “documentos provisórios”.

# 5 - SINASEFE convoca dia de luta para 30 de abril: educação não se faz com repressão

No próximo dia 30 de abril, em Águas Lindas de Goiás-GO, haverá a audiência judicial na qual a coordenadora geral do SINASEFE, Camila Marques, responderá pelo suposto "crime de desobediência", pretexto utilizado para sua prisão na semana passada. Para esta data, o sindicato está convocando um Dia Nacional de Luta, com o temário "Educação não se faz com repressão".
Confira a nota da Direção Nacional (DN): https://bit.ly/2vjKXHD

# 6 - Reforma da Previdência ameaça também quem já está aposentado

Não é exagero afirmar que a Reforma da Previdência, do atual Governo Federal, significa o fim do direito à aposentadoria. Afinal, o projeto impõe regras que, na prática, vão impedir os trabalhadores de conseguir esse direito. Mas não são apenas os atuais e novos trabalhadores que serão afetados pela medida. Os atuais aposentados também serão fortemente prejudicados.

#7 - CCJ da Câmara dos Deputados volta a discutir hoje a "reforma" da Previdência. Oposição tenta impedir votação nesta terça

Apesar de o Governo Federal afirmar concordar em "ceder" quanto a pontos da "reforma" da Previdência nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara dos Deputados, medida ainda enfrenta forte resistência. Incluindo indignação com o sigilo decretado pelo governo sobre cálculos para a "reforma".
Saiba mais sobre a possível votação de hoje na CCJ: https://bit.ly/2UP5fYC

# 8 - No Ceará, cordel aproxima medicina da população

Em Barbalha, no Cariri, uma inusitada parceria entre a poesia rimada e a medicina tradicional tem sido instrumento para informar e educar comunidades sobre saúde e cuidados com o corpo, sem arrodeio ou complicações. Traduzindo conceitos e termos clínicos para uma linguagem acessível e relacionável, estudantes aliam cultura e informação, criando pontes eficientes de diálogo entre a comunidade e a academia sobre temas urgentes à saúde pública. Em três anos, o projeto publicou mais de 40 folhetos originais
Última atualização: 23/04/2019 às 12:10:56