29/04/2019

SINDSIFCE convoca servidoras e servidores do IFCE a participar do 1º de Maio em defesa da educação, dos empregos e da previdência

Esta quarta-feira, 1º de Maio, é dia nacional de luta, em defesa da educação, do direito à aposentadoria, contra a “reforma”, por mais empregos e em defesa da política de reajuste do salário mínimo. O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) convoca a comunidade do IFCE a se somar a essa luta, que em Fortaleza se concretizará na forma de uma grande manifestação popular, com concentração às 15h na Avenida Beira-mar, perto do espigão da Av. Rui Barbosa. O ato será unificado, em todo o País, reforçando a luta.

De acordo com a organização, a marcha de trabalhadores seguirá pela avenida Historiador Raimundo Girão até o Largo Luis Assunção, ao lado do Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, onde será realizado um ato político e cultural.

O ato está sendo construído coletivamente pelas centrais sindicais CUT Ceará, CSB, CSP-Conlutas, Intersindical, CTB, em conjunto com a Unidade Classista e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.  A mobilização também repudia a tentativa do governo de enfraquecer o movimento sindical por meio da publicação da medida provisória 873/2019.

O SINDSIFCE ressalta a importância da participação das servidoras e dos servidores do IFCE, neste momento em que a educação pública enfrenta enormes desafios: desde absurdas decisões do Ministério da Educação, até cortes de recursos e a continuidade do congelamento do orçamento para a educação por 20 anos, passando por declarações do próprio presidente da República, contra investimento em pesquisas em ciências humanas.

No plano local, as trabalhadoras e os trabalhadores do IFCE também seguem em luta contra a implementação, sem diálogo com a comunidade, da Instrução Normativa No. 02/2018, que prevê, além de controle eletrônico de ponto, outras medidas de grande impacto sobre o dia a dia dos servidores e da comunidade acadêmica como um todo.

Ato público também em Limoeiro do Norte

O 1º de Maio também contará com atos públicos em diversos municípios do Interior onde há unidades do IFCE, como Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. As entidades sindicais, centrais, os coletivos e agrupamentos realizarão um ato regional na praça da Câmara Municipal, contando com representantes da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE, que também participam da organização do ato.

Envie fotos das atividades no seu município

O SINDSIFCE destaca também a importância dos atos de 1º de Maio em todo o Ceará. Envie fotos das manifestações e atividades no seu município via WhatApp 85.99973-3054, para publicação nas redes sociais do Sindicato. Fortaleça essa luta, que é de todos nós!

SERVIÇO

1º de Maio – “Por mais empregos e salários decentes. Contra a MP 873/2019 e o fim da aposentadoria”. Quarta-feira, a partir das 15h, concentração na Avenida Beira-mar, próximo ao espigão da Av. Rui Barbosa, Praia de Iracema, Fortaleza.
Última atualização: 29/04/2019 às 12:16:51