23/05/2019

Servidoras e servidores do IFCE realizam Assembleia Geral quinta, 6 de junho, para debater adesão à greve geral do dia 14

Dando continuidade à mobilização em defesa do IFCE e contra o corte de quase 40% no orçamento do Instituto para este ano, as servidoras e os servidores têm Assembleia Geral marcada para o próximo dia 6 de junho, uma quinta-feira, às 15h30, no Campus Fortaleza do IFCE, Quadra Prof. Waldson Alencar (Av. 13 de Maio, 2081, Benfica).

Após a grande manifestação do 15 de maio, que levou o governo federal a anunciar "novos recursos" para a educação mas ainda sem resposta quanto à anulação dos cortes que prejudicam universidades e IFs de todo o país, cresce a importância da participação dos servidores na assembleia do dia 6, quando também serão debatidos temas importantes para a categoria, como a Instrução Normativa No. 02/2018 e seus diversos efeitos, como a tentativa de implementar ponto eletrônico para as trabalhadoras e os trabalhadores do IFCE.

Além de análise de conjuntura, incluindo esse tema, na Assembleia Geral será tema de debate e votação a adesão à Greve Geral Nacional marcada para 14 de junho e articulada por nada menos do que 10 centrais sindicais (CGTB, CSB, CTB, CSP-Conlutas, CUT, Força Sindical, Intersindical – Central, Intersindical – Instrumento de Luta, Nova Central e UGT), sindicatos nacionais como o Sinasefe (do qual faz parte o SINDSIFCE) e frentes de mobilização, contra a "deforma" da Previdência, contra os cortes de recursos para a educação e a perseguição a professores e outros servidores públicos.

30 de maio: vai ser ainda maior

Após os atos públicos do último dia 15 de maio, que chamaram atenção em todo o País, com manifestações em mais de 160 cidades, incluindo todas as capitais, outra data que merece destaque no calendário de luta dos servidores é o 30 de maio. Será um novo Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação, uma demonstração ainda maior do repúdio do povo aos cortes orçamentários e à tentativa de desvalorizar a educação pública brasileira e os profissionais que por ela lutam todos os dias.

O SINDSIFCE destaca a importância de pautar o 30 de maio nos diversos campi e locais de trabalho do IFCE, realizando atividades como paralisação, atos conjuntos, aulas públicas, panfletagens, rodas de debate  etc.