Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  04/06/2019 

Confira o destaque das principais notícias no informativo semanal do SINDSIFCE

INFORMATIVO SEMANAL SINDSIFCE
Terça, 4 de junho de 2019
Leia - Comente - Curta - Compartilhe
 
COMO RECEBER?
Via WhatsApp, envie mensagem para 85-9858-0145.
Via e-mail, envie mensagem para sindsifce@hotmail.com
Pelo Facebook, curta a página SINDSIFCE SINASEFE.
Envie comentários, críticas e sugestões.
 
#1 - Servidoras e servidores do IFCE realizam Assembleia Geral quinta, 6 de junho, para debater adesão à greve geral do dia 14. Estudantes realizam assembleia conjuntamente
 
Dando continuidade à mobilização em defesa do IFCE e contra o corte de quase 40% no orçamento do Instituto para este ano, as servidoras e os servidores têm Assembleia Geral marcada para o próximo dia 6 de junho, uma quinta-feira, às 15h30, no Campus Fortaleza do IFCE, Quadra Prof. Waldson Alencar (Av. 13 de Maio, 2081, Benfica). 
 
Após as grandes manifestações do 15 e do 30 de maio, que levaram o governo federal a anunciar "novos recursos" para a educação mas ainda sem resposta quanto à anulação dos cortes que prejudicam universidades e IFs de todo o país, cresce a importância da participação dos servidores na assembleia do dia 6, quando também serão debatidos temas importantes para a categoria, como a Instrução Normativa No. 02/2018 e seus diversos efeitos, como a tentativa de implementar ponto eletrônico para as trabalhadoras e os trabalhadores do IFCE.
 
Além de análise de conjuntura, incluindo esse tema, na Assembleia Geral será tema de debate e votação a adesão à Greve Geral Nacional marcada para 14 de junho.
 
 
#2 - Assembleia do Sintietfal repudia ataques de ministro da Educação contra professor do IFAL
 
Trabalhadores do IFAL manifestaram apoio ao professor Wanderlan Porto. Organizados no Sintietfal, docentes e técnico-administrativos, reunidos em assembleia geral, aprovaram nota de apoio ao docente, que foi difamado e ameaçado pela extremadireita. Após seu discurso em defesa do IFAL "viralizar" nas redes sociais, o professor passou a ser alvo de ataques até do Ministro da Educação, Abraham Weintraub.
 
 
#3 - Desmonte da Previdência Social no Brasil: a quem interessa? Confira entrevista com quem vive a dura realidade da reforma no Chile
 
Confira entrevista do coordenador geral do SINASEFE, David Lobão, com o ativista Recaredo Alberto Gálvez (Fundación Sol de Chile) e a professora Sara Granemann (UFRJ), abordando a Reforma da Previdência do governo Bolsonaro (PEC 6/2019); o modelo de previdência por capitalização do Chile e suas consequências extremamente negativas para o povo; os desafios da classe trabalhadora na atual conjuntura de ataques.
 
Assista à entrevista em vídeo: https://bit.ly/2MiXu9w
 
#4 - Com os cortes de orçamento, IFCE só consegue se manter até agosto, afirma Reitor
 
Caso os cortes de orçamento, que no IFCE chegam a 39%, não sejam revertidos, o Instituto só tem dinheiro para seguir aberto até o mês de agosto. A afirmação é do reitor Virgílio Araripe, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa no último dia 31/5. O SINDSIFCE segue denunciando os cortes e mobilizando servidors e sociedade em geral pela defesa da educação.
 
 
#5 - Cortes de recursos no IFCE: "Ministro da Educação erra ou mente", destaca colunista do jornal O Povo
 
Em texto publicado na coluna Política do jornal O Povo, o jornalista Carlos Mazza denuncia que o ministro da Educação "erra ou mente" sobre a situação do orçamento do IFCE, pressionando e inviabilizando as atividades do Instituto. 
 
Confira a coluna e saiba o porquê: https://bit.ly/2wuJpuS
 
#6 - Como os cortes ameaçam pesquisas, aprofundam a crise e condenam País ao atraso
 
Ataques do governo Bolsonaro põem em risco estudos de longo prazo e provocam fuga de pesquisadores para o exterior. 
 
Confira artigo de Pedro Biondi, do Brasil de Fato: https://bit.ly/2ERQGJT
 
#7 - Dois filmes guiados por cineastas nordestinos são responsáveis por feito histórico no tradicional Festival de Cannes
 
A recente conquista do cinema brasileiro em Cannes tem sotaque nordestino. "A vida invisível de Eurídice Gusmão", do cearense Karim Aïnouz, foi o grande vencedor da mostra "Um Certo Olhar", a maior exibição paralela do festival. Já "Bacurau", cria dos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, consolidou-se ao levar o "Prêmio do Júri", considerado o terceiro mais relevante do evento. O filme conta com o ator, cantor e compositor Rodger Rogério 
 
Última atualização: 04/06/2019 às 12:20:34
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br