Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  10/07/2019 

Confira o destaque das principais notícias no informativo semanal do SINDSIFCE

INFORMATIVO SEMANAL SINDSIFCE
Terça, 9 de julho junho de 2019
Leia - Comente - Curta - Compartilhe
 
COMO RECEBER?
Via WhatsApp, envie mensagem para 85-9858-0145.
Via e-mail, envie mensagem para sindsifce@hotmail.com
Pelo Facebook, curta a página SINDSIFCE SINASEFE.
Envie comentários, críticas e sugestões.
 
#1 - "Deforma da Previdência" foi aprovada em Comissão Especial. Direito à aposentadoria está sob forte ameaça
 
Por 36 votos a 13, o texto-base do parecer do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), favorável à "deforma da Previdência", foi aprovado em 4 de julho na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Esta aprovação covarde e descabida – que fará o texto seguir ao plenário da Câmara, onde precisará de pelo menos 308 votos em dois turnos para ir ao Senado Federal – demonstra um verdadeiro descompasso com a situação do país: os pobres ficarão mais pobres e os ricos mais ricos se essa Reforma passar. 
 
#2 - 12 de julho será Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria. Participe do ato em Fortaleza
 
O Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria acontece na sexta-feira, 12/7, e será marcado por atividades e manifestações em todo o País. Em Fortaleza, um ato público acontece às 9h da manhã, em frente à Superintendência da Previdência, na Rua Pedro Pereira, 383, Centro. Todas as centrais sindicais estão unidas neste movimento, destacando o "Ceará em defesa da Aposentadoria". Participe!
 
#3 - SINDSIFCE participará da 160a. Plena do SINASEFE, em Brasília, e do grande ato da Educação em Brasília, por educação, emprego e aposentadoria
 
A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal do Ceará (SINDSIFCE) estará representada na 160a. Plena do SINASEFE, em Brasília, de 12 a 14/7, pelas servidoras Rozana Lemos (integrante da Diretoria Colegiada) e Cristiane Oliveira (integrante do SINASEFE). Ambas também participarão do ato que acontece no dia 12/7, às 10h da manhã, no Museu Nacional, manifestação a favor da educação, do emprego e do direito a aposentadoria.
 
#4 - Enquanto IFCE afirma só ter dinheiro para funcionar até agosto, Conif finaliza proposta da Matriz Orçamentária para 2020
 
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) aprovou, na quinta-feira, 4/7, a proposta de Matriz Orçamentária da Rede Federal para o próximo ano. O documento será apresentado pelo colegiado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). O total estimado para suprir as necessidades das instituições em 2020 é de R$ 4,5 bilhões. A previsão chama atenção diante dos atuais cortes orçamentários impostos pelo Governo Federal. Segundo o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, caso os cortes não sejam revertidos o Instituto só teria dinheiro para funcionar até agosto.
 
#5 - Opinião: um mês de "Vaza Jato". A degradação de Moro e o colapso do discurso "anticorrupção"
 
Mudou tudo e não mudou nada. Há exatamente um mês, no dia 9/6, o The Intercept Brasil publicava as três primeiras reportagens de uma série de matérias jornalísticas sobre a operação Lava Jato. “As mensagens secretas da Lava Jato” ditaram um novo e conturbado episódio político no país e afetaram consideravelmente as percepções sobre a operação e principalmente sobre a figura do ex-juiz Sérgio Moro. Até o momento, porém, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e as devidas instâncias do Poder Judiciário não esboçaram nenhum movimento no sentido de apurar as informações vazadas nem de responsabilizar os envolvidos.
Leia artigo de Lu Sudré, no Brasil de Fato: https://bit.ly/2JpG8o7
 
#6 - Acordo entre Mercosul e União Europeia pode aumentar desemprego e migrações no Brasil, alertam centrais sindicais
 
Os impactos do acordo de livre comércio assinado entre o Mercosul e a União Europeia são vistos com preocupação pelas centrais sindicais brasileiras, que lançaram uma nota, na sexta-feira, 5/7, alertando para o aumento das barreiras para a superação do atraso dos países do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai (e a Venezuela, que segue suspensa). Para as centrais, o acordo reforça a exportação de bens com pouco valor humano e de baixo valor agregado pelos países do Mercosul, abrindo o mercado para a importação de produtos com muito capital humano e alto valor agregado. Assim, o acordo ampliaria “a brutal assimetria na competitividade entre os dois blocos econômicos”, afetando qualidade e quantidade do emprego.
 
#7 - Brasil vence Copa América, mas tentativa de aproveitamento político pelo presidente deslustra a festa. Tite "pula fora" de fotos com o presidente
 
Após apresentar mau futebol nas primeiras partidas, a seleção brasileira melhorou ao longo do torneio e venceu a Copa América, novamente disputada no Brasil após 30 anos. Porém, o brilho da festa no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, foi mais uma vez embotado pela tentativa de aproveitamento político da vitória da seleção pelo presidente da República, que compareceu à tribuna levando a tiracolo seu ministro da Justiça e ex-juiz, atualmente alvo de diversas acusações de agir ilegalmente na magistratura. Além de posar na tribuna, o presidente ainda foi ao gramado entregar medalhas e o troféu do torneio a atletas. Chamou atenção a postura do técnico da seleção, o gaúcho Tite, que não esteve presente nas fotografias do presidente com a taça e os atletas.
 
#8 - Após mobilização de artistas e produtores, CCBNB Fortaleza suspende cancelamento da programação de julho. Luta continua com ato-show nesta quarta, 10/7, 18h, na Praça da Gentilândia, em Fortaleza
 
Depois de muita pressão da sociedade, de artistas, produtores e espectadores, o Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza suspendeu o cancelamento de sua programação do mês de julho. A notícia, porém, ficou muito aquém da reivindicação do movimento #ficaCCBNB, que solicita a retomada permanente da programação, para todos os meses e incluindo todas as linguagens artísticas. Além da garantia, pelo Banco do Nordeste, de que os três centros culturais, localizados em Fortaleza, no Cariri e em Sousa-PB, seguirão de portas abertas e com programação realizada na íntegra. Uma audiência pública acontece nesta quarta-feira, às 15h, na Assembleia Legislativa do Ceará, seguida de ato-show com vários músicos, na Praça da Gentilândia.
Última atualização: 16/07/2019 às 12:25:59
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br