20/08/2019

Segundo encontro do curso Para Compreender o Livro I d’O Capital acontece neste sábado, 24/8, das 9h às 12h, no SINTUFCe

Está agendado para este sábado, 24 de agosto, das 9h às 12h, o segundo encontro do curso Para Compreender o Livro I d’O Capital: o processo de produção capitalista, ministrado pelo Prof. Ms. Rodrigo Cavalcante. A atividade acontecerá em novo local, desta vez, a sede do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará - SINTUFCe (Rua Waldery Uchôa, 50 - Benfica).

Contando com mais de 100 pessoas inscritas, o curso teve início no último dia 10, prevendo, ao todo, a realização de oito encontros com periodicidade quinzenal, sempre aos sábados pela manhã, para o estudo d'O Capital, de Karl Marx, obra apontada por estudiosos como sendo não apenas importante, mas condição necessária para nos situarmos no debate contemporâneo.

O curso Para Compreender o Livro I d’O Capital: o processo de produção capitalista integra o eixo de formação política do Sindicato dos Servidores do IFCE - SINDSIFCE. Em seu segundo encontro, serão trabalhados os conceitos de mercadoria, valor de uso, valor de troca, trabalho concreto, trabalho abstrato, fetichismo da mercadoria, riqueza, dinheiro, circulação simples, entre outros.

MiniBio
Rodrigo Cavalcante é Mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. É também integrante da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE.

Serviço
Curso: Para Compreender o Livro I d’O Capital: o processo de produção capitalista
2º Encontro: Sábado, 24 de agosto, das 9h às 12h
Local: SINTUFCe (Rua Waldery Uchôa, 50 - Benfica)