21/08/2019

OAB Ceará se solidariza com a I Semana de Direitos Humanos, censurada pelo IFCE, e oferece auditório para realizar atividades

A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, se solidarizou com os organizadores e participantes da I Semana de Direitos Humanos, censurada pelo Governo Federal e pela Reitoria do IFCE, em caso que ganhou visibilidade nacional. Na tarde desta quarta-feira, 21/8, a OAB-CE enviou ofício à comissão organizadora da Semana, assinado pelo presidente da Ordem, Erinaldo Dantas, e pela presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem, Ana Virgínia Porto.

No documento, a OAB-CE  coloca à disposição seu auditório, "como forma de viabilizar a realização da I Semana de Direitos Humanos do IFCE, temática da mais alta relevância para a formação acadêmica e que está insculpida entre as finalidades da OAB.

O Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), um dos parceiros da I Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos, destaca a importância da manifestação solidária da OAB, vigilante quanto a temas básicos de uma sociedade democrática, como liberdade de expressão, liberdade para exercício da docência, autonomia universitária e até o direito de ir e vir, todos confrontados pela decisão de censura do IFCE e do Governo Federal à I Semana de Direitos Humanos, cancelada pelo Instituto na manhã desta terça-feira, 20/8, mesmo dia em que o evento foi aberto na Praça da Gentilândia, ao lado do Campus do IFCE Fortaleza, em uma atividade de resistência. Assim a programação seguirá até sexta, 23/8.

Novos locais da programação da Semana

Nesta quarta-feira, 21/8, a programação da I Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos acontecerá nos jardins da Universidade Federal do Ceará (UFC), incluindo a presença de convidados como o chargista Carlos Latuff, internacionalmente reconhecido por sua atuação em temas como a questão palestina e as diferenças sociais no Brasil. Ele participa do debate sobre o tema "Arte, Resistência e Direitos Humanos", às 18h, com Helena Martins, Centelha e integrantes do Coletivo Nigéria.

Já a mesa sobre "Precarização do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Direitos Humanos" aconteceu às 10h, no mesmo local, reunindo Marcelo Uchoa, Enedina Soares e André Vasconcelos.

Em Sobral as atividades acontecerão nesta quinta-feira, 22/8, com concentração em frente ao IFCE e caminhada até a praça do Arco, onde serão realizados os debates. Em Canindé o local será confirmado em breve, em espaço de fácil acesso público, no Centro da cidade.

Última atualização: 21/08/2019 às 16:58:12