17/09/2019

Confira o destaque das principais notícias no informativo semanal do SINDSIFCE

INFORMATIVO SEMANAL SINDSIFCE
Terça, 17 de setembro de 2019
Leia - Comente - Curta - Compartilhe

COMO RECEBER?
Para passar a receber o Informativo via whatsapp, envie mensagem para 85-9858-0145.
Para passar a receber o Informativo via e-mail, envie mensagem para sindsifce@hotmail.com
Para conferir o Informativo no Facebook, curta a página SINDSIFCE SINASEFE.
Através desses canais você também pode enviar comentários, críticas e sugestões.

Como os cortes de bolsas afetam a vida de milhares de cientistas no Brasil
Orçamento da Capes para 2020 não permite novas bolsas; 83 mil pesquisadores do CNPq podem ficar sem receber em outubro.
Saiba mais em matéria do Brasil de Fato: https://bit.ly/2kP4i1I
Confira vídeo: https://bit.ly/2lScLBw

Palestra sobre autonomia e financiamento público da educação brasileiraacontece nesta quarta, 18/9, em Itapipoca. Artemis Martins, do SINDSIFCE, participa
O debate também conta com o prof. Célio Coutinho, do ANDES-SN/Facedi-Uece e acontece das 19h Às 22h, no Campus Itapipoca, do IFCE. As inscrições serão abertas às 18h30, no próprio local. A iniciativa é do SINDSIFCE, em conjunto com o ANDES, o Sinasefe e o Sinduece e com apoio de dezenas de entidades. Participe!

Governo Federal quer congelar progressões em 2020
Além de ameaçar os empregos dos servidores públicos federais, como já pautado pelo SINASEFE, a proposta de reforma administrativa do governo Bolsonaro também deverá congelar progressões de carreira dos SPFs. Repetindo o discurso – questionável e antigo – de que os gastos com a folha de pessoal da União são exorbitantes, a equipe econômica bolsonarista, em conjunto com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, prepara uma reforma administrativa devastadora para os serviços públicos brasileiros.
Saiba mais no site do SINASEFE: https://bit.ly/2kzdnM9

Praça da Gentilândia recebe nesta quinta, 19/9, às 18h, plenária de construção do #EleNão 2019
Mulheres de diversas organizações sociais e populares convocam a participar de plenária para construção do #EleNão, a exemplo dos protestos realizados em diversas regiões do Brasil e do mundo no dia 29 de setembro do ano passado. Em Fortaleza, a atividade, que faz referência à luta contra o fascismo, acontece nesta quinta, 19/9, a partir das 18h, na Praça da Gentilândia.
Saiba mais e participe: http://bit.ly/2lUG4mO

Terceiro encontro do curso Para Compreender o Livro I d’O Capital acontece neste sábado, 21/9, das 9h às 12h, no SINTUFCe
Está agendado para este sábado, 21/9, das 9h às 12h, o terceiro encontro do curso Para Compreender o Livro I d’O Capital: o processo de produção capitalista, ministrado pelo Prof. Ms. Rodrigo Cavalcante. A atividade acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará - SINTUFCe (Rua Waldery Uchôa, 50 - Benfica)

Autoatendimento nos ônibus de Fortaleza: confira resposta do SINTRO a jornalista que trata como "normal" a demissão de milhares de cobradores
O jornalista Fábio Campos, ex-jornal O Povo, publicou no dia 11/9 texto intitulada Quando atraso e oportunismo se casam o prejuízo é de todos. Ele defende a tese que “o sistema de autoatendimento nos ônibus nada mais é que uma saída inteligente que cria as condições para dar competitividade ao setor moribundo”. O setor a que se refere o colunista é o dos empresários de ônibus.
Confira a nota do Sindicato dos Rodoviários. http://bit.ly/2mhbOCM

Após retirar direitos dos trabalhadores e entregar o Brasil à extrema direita, Temer assume: "golpe" foi golpe"
O ex-presidente Michel Temer chamou "golpe" o processo que o conduziu ao poder. A declaração se deu em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura. Temer ainda tentou abusar da inteligência dos brasileiros e das brasileiras, ao afirmar que não trabalhou "pelo golpe" e que relutou muito em "aderir", negando sua condição de conspirador.

Curso de Formação em Economia Solidária: faça sua inscrição até hoje
Último dia de inscrições para o curso de formação em Economia Solidária. As pessoas interessadas devem ter concluído o ensino fundamental e ter idade mínima de 16 anos, além de disponibilidade de tempo para comparecer à atividades que acontecem às quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no IFCE campus de Fortaleza. O curso é direcionados aos empreendimentos econômicos solidários, às entidades de fomento à economia solidária e movimentos sociais, bem como à comunidade acadêmica com interesse em iniciar ou alavancar seu empreendimento econômico-solidário. Mais informações: (85) 3307-3748
Formulário de inscrição: http://bit.ly/2klESse

Escritora cearense Tércia Montenegro lança seu segundo romance, o esperado "Em plena luz", abordando o tema das fugas
Ambientado entre Paris e Fortaleza, livro ganha as livrarias de todo o País pela prestigiosa editoria Companhia das Letras, impactando pela costura engenhosa e otimista de tramas, cenários e temáticas

Compositor cearense Pedro Frota lança nesta quarta, 18/9, clipe reunindo artistas como a Cacique Pequena e o Coco do Iguape. Show acontece quinta, no Pachamama
Um dos mais aplaudidos cantores e compositores da nova cena cearense, Pedro Frota lança nesta quarta-feira, 18/9, sua nova música, "Tão falando por lá", já acompanhada de um clipe que conta com a participação de diversos nomes da cultura popular do Ceará, como a Cacique Pequena, da tribo dos Jenipapo-Kanindé, e o Coco do Iguape. Show de lançamento acontece nesta quinta, 19/9, às 20h, no Pachamama Cultural, no Benfica. Participe!
Última atualização: 17/09/2019 às 13:32:35