Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  10/10/2019 

"Escolas cívico-militares" no Ceará: ADUFC e SINDSIFCE promovem debate e plenária quarta, 16/10. Participe!

A implantação no Ceará de duas “escolas cívico-militares”, anunciada pelo governador Camilo Santana em adesão a um programa do Governo Federal de Jair Bolsonaro, será discutida, na próxima quarta-feira (16/10), às 18h, em uma mesa-redonda promovida pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) e pelo Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), juntamente com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

O debate, seguido de plenária com servidores e servidoras da UFC e do IFCE, será aberto ao público e conduzido por especialistas e profissionais da educação. A atividade acontece na sede da ADUFC (Av. da Universidade, 2.346, Benfica) e integra a programação da Semana do Professor e da Professora 2019, promovida pela ADUFC, na sede da entidade, em Fortaleza.

 

A plenária, que sucederá a mesa de debates, discutirá encaminhamentos de ações quanto ao tema, entre eles a sugestão da elaboração de um documento a ser entregue ao governador, registrando a posição dos servidores e das servidoras da UFC e do IFCE, conta a implantação de escolas “cívico-militares”, em qualquer número, no Estado do Ceará.

 

O tema do debate será “Modelos pedagógicos e educação democrática” e a discussão contará com falas iniciais da professora Clarice Zientarski, do Departamento de Fundamentos da Educação (UFC); da professora Irenísia Oliveira, do Departamento de Literatura da UFC; e de Andreia Castro, do setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST-CE). O debate tem entrada franca e é aberto a todos os interessados.

 

A adesão do Ceará à construção de duas unidades educacionais, por meio do programa de escolas cívico-militares, causou controvérsia na imprensa e nas redes sociais, que destacaram que o Ceará foi o único estado do Nordeste a participar do programa. Dos 27 estados brasileiros, 15 aderiram a alguma ação do programa. Diante da reação negativa, o governador Camilo Santana publicou nota em redes sociais afirmando que “o Ceará não aderiu a nenhum novo modelo de educação”, mas confirmando que o Estado aderiu “a um programa que prevê recursos federais para a construção de duas unidades de ensino”.

 

A nota exalta os excelentes resultados da educação pública no Ceará, “considerada referência no Brasil”, nas palavras do governador, e destaca que já existem no Estado três escolas militares, duas da PM e uma dos Bombeiros, num universo de 728 escolas estaduais, sendo 252 de tempo integral.

 

Adesão é extremamente negativa, avaliam sindicatos

 

Tanto para a Diretoria Colegiada do SINDSIFCE quanto para a Direção da ADUFC, a adesão ao programa, mesmo que limitada à construção de duas escolas, é extremamente negativa diante do modelo “cívico-militar” proposto, de militarização das escolas e da educação, além de todas as ações do atual Governo Federal diretamente contra a educação pública: cortes de recursos de mais de 30% para as universidades e institutos federais, ataques a professores e estudantes, tentativas de cercear a liberdade de pensamento e de geração de conhecimento, censura em medidas concretas contra filmes e outras obras e ações culturais e artísticas, apologia às armas, ao autoritarismo, à tortura, ao assassinato, ao fascismo.

 

SERVIÇO:

O quê: Mesa-redonda “Modelos pedagógicos e educação democrática”, seguida de plenária sobre "Militarização nas escolas"

Quando: 16 de outubro de 2019 (quarta-feira)

Onde: Sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), em Fortaleza. Av. da Universidade, 2.346 (Benfica). Telefone: (85) 3066.1818. Realização: ADUFC e SINDSIFCE

 

Última atualização: 10/10/2019 às 12:56:50
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br