20/12/2019

SINDSIFCE cobra ações contra assédio moral no IFCE e debatendo Código de Ética e Conduta durante reunião com Reitoria

Integrantes da Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do IFCE - SINDSIFCE estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira, 20/12, com o reitor em exercício, Ivan Holanda, para debater a proposta de Código de Ética e Conduta e cobrar providências quanto a denúncias de assédio moral feitas por servidoras e servidores do IFCE.

O aumento dos casos de assédio moral e o registro de processos administrativos, em vários campi, por vezes utilizados de forma abusiva, como ferramenta de assédio ou punição contra servidores inferiores hierárquicos, motivaram o pedido de reunião feito pelo SINDSIFCE. Durante o encontro, o Sindicato cobrou uma política permanente de prevenção e combate ao assédio moral, em todos os campi, com maior atuação da Reitoria.

O Sindicato tem percorrido os diversos campi, promovendo debates sobre o tema, inclusive com a presença da Assessoria Jurídica, para orientação aos servidores e às servidoras.

Código de Ética e Conduta

Quanto ao Código de Ética e de Conduta do IFCE, a Diretoria do SINDSIFCE avaliou serem necessárias mudanças que podem restringir a liberdade de atuação docentes e técnico-administrativos. Mais especificamente, são apontadas questões referentes à censura e ao Projeto Escola Sem Partido, ambos citados em diversos dispositivos do código, contrariando a Constituição Federal. Como encaminhamento, será realizada reunião com a presença de representantes da comissão que elaborou a proposta do código, da Reitoria e do SINDSIFCE.

O Sindicato apontou ainda a necessidade de garantir condições para a constituição de uma Comissão de Ética independente e imparcial. Além de ampliar o debate com a comunidade sobre temas importantes para a categoria, hoje tratados inicialmente no Conselho Superior (Consup) e depois informados à comunidade. A ideia é inverter esse fluxo, gerando um debate democrático entre os servidores antes de propostas desse perfil serem levadas ao Consup.

Outros temas

Também durante a reunião com a Reitoria, as dirigentes Cristiane Gonzaga e Maria Ozirene falaram sobre a difícil conjuntura política do País e a necessidade de organização dos trabalhadores para atuar politicamente. Sobre esse tema, as pessoas presentes à reunião manifestaram preocupação quanto à proposta de Reforma Administrativa, com impacto direto sobre o salário e a estabilidade dos servidores públicos, além dos prejuízos à atuação sindical.

A suspensão dos processos de redução da jornada de trabalho e reclames, por parte da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE, quanto à dificuldade de liberação de espaço para realização de atividades sindicais no Instituto também foram pontos tocados durante a reunião.

Visão geral

Para a diretora Cristiane Gonzaga, a reunião com a Reitoria do Instituto foi importante no sentido de apresentar demandas dos servidores e apontar ações. “Conseguimos falar com a Reitoria sobre o que angustia os servidores e agora temos uma pauta a cumprir no próximo período. Precisamos agendar reuniões, construir ações e nos fazermos presentes em tudo o que toca o dia a dia dessa Instituição”, finalizou.
Última atualização: 20/12/2019 às 16:33:22