Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  24/01/2020 

Inscrições abertas para a nova turma do curso Para Compreender o Livro I d'O Capital. Primeira aula acontece sábado, 8/2

Estão abertas, e seguem até o dia 5 de fevereiro, as inscrições para a nova turma do curso “Para Compreender o Livro I d’O Capital: o processo de produção capitalista”, ministrado pelo Prof. Ms. Rodrigo Cavalcante. O curso, que contará com certificação de 40 horas, prevê a realização de encontros quinzenais, sempre aos sábados pela manhã. A primeira aula acontece no dia 8 de fevereiro, das 9h às 12h, na Rua Waldery Uchôa, 50, Benfica, Fortaleza.
 
A participação é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas. Clique aqui.
 
Como ação de Formação Política do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), a primeira turma do curso aconteceu entre agosto e novembro do ano passado, reunindo dezenas de pessoas com os mais diversos perfis.
 
De acordo com o professor Rodrigo Cavalcante, o primeiro curso contou com uma turma heterogênea, de pessoas de diferentes áreas e vários níveis de formação. “Do militante ao estudante de doutorado, passando pelos professores do município e da rede estadual, tivemos um debate multifacetado sobre O Capital. Também surgiu como um desafio, combinar profundidade com didática. Num sentido geral, a participação foi muito boa e a própria turma exigiu que o curso tivesse continuidade”, destacou.
 
Atualidade do pensamento de Marx
 
Mais de 150 anos após a publicação da primeira edição de O Capital, a teoria do valor de Karl Marx não foi refutada. Pelo contrário, permanece sendo o melhor ponto de partida para entendermos as contradições do mundo contemporâneo.
 
Durante a primeira aula da nova turma do curso “Para Compreender o Livro I d’O Capital: o processo de produção capitalista”, agendada para o dia 8 de fevereiro, será feita uma revisão geral da seção I da obra e apresentadas suas principais interpretações.
 
Para Rodrigo Cavalcante, há consenso na literatura sobre Marx que a seção I d’O Capital seja a mais difícil, onde o autor apresenta já de início as principais categorias que serão desenvolvidas ao longo da obra. “O que não é nenhum pouco consensual é a interpretação sobre do que realmente trata a seção”, opinou. Por isso, afirma que se há incompreensão deste início, o erro se estende para o conjunto da obra.
 
MiniBio
 
Rodrigo Cavalcante é Mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É também integrante da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE.
 
SERVIÇO
 
Curso: “Para Compreender o Livro I d’O Capital: o processo de produção capitalista”
Início: Sábado, 8 de fevereiro, das 9h às 12h (Quinzenalmente)
Local: Rua Waldery Uchôa, 50, Benfica
Responsável: Prof. Ms. Rodrigo Cavalcante
Material do curso: O Capital, livro I, edição da Boitempo
Inscrições: Clique aqui.
Última atualização: 24/01/2020 às 11:28:38
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br