28/02/2020

SINDSIFCE realiza dias 13 e 14 de março o I Encontro de Mulheres, no Campus Maracanaú do IFCE. Inscrições gratuitas já estão abertas às servidoras

“Vivas, livres e resistentes, dentro e fora do IFCE”. Com esse tema, o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) realiza, nos dias 13 e 14 de março, no Campus Maracanaú, do IFCE, o I Encontro de Mulheres do SINDSIFCE.

O objetivo é destacar as muitas lutas e debater e encaminhar ações referentes à condição de vida das mulheres na atual conjuntura política e social do País, com foco nas especificidades manifestadas por servidoras, trabalhadoras terceirizadas e estudantes que vivenciam o cotidiano do Instituto Federal no Ceará.

A programação terá início na sexta-feira, 13/3, dia em que as atividades serão abertas ao público em geral, com o credenciamento às 14h, seguido da exibição da peça "Mulheres de Shakespeare", às 16h, e de coquetel e abertura da exposição “Trabalhadoras que fazem o IFCE”, às 17h, incluindo homenagem às mulheres que participaram de gestões do SINDSIFCE. Às 18h acontece a mesa de saudação, com mulheres representantes dos movimentos sociais, entidades e organizações que constroem cotidianamente a luta das mulheres no Ceará. Logo depois, acontece a mesa de abertura do Encontro, com o tema "Vivas, livres e resistentes, dentro e fora do IFCE". A mesa é aberta ao público em geral. As moradoras e os moradores de Maracanaú também estão convidadas/os a participar desse momento marcante para a luta das mulheres dentro e fora do Instituto.

No sábado, 14/3, as atividades se iniciam às 8h30, com a mesa-redonda sobre o tema "Feminismos, relações de trabalho e o nosso lugar no IFCE". Após o almoço, é hora de as participantes se dividirem em grupos de trabalho, a partir das 13h30, com os temas "Atuação política e sindical da mulher: trabalho e carreira", "Mulher, Raça e classe: mulheres negras e indígenas", "Mulheres LBT: gênero, sexualidade, visibilidade e representatividade", "Violências dentro e fora do IFCE: do assédio ao feminicídio".

Às 16h acontece a Plenária de Encerramento do Encontro. Às 19h, um ato político e cultural em memória de Marielle Franco, em Fortaleza, somando-se às manifestações marcadas em todo o País, para esta data que marca dois anos desde o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro e do motorista Anderson Gomes, crime ainda sem punição para seus autores.

Como se inscrever

As Inscrições são gratuitas e limitadas, começando nesta sexta-feira, 28/2, e seguindo até as 18h do dia 10/3. São convidadas a participar servidoras e trabalhadoras terceirizadas do IFCE. Serão também destinadas 30 vagas para mulheres estudantes da rede federal no Ceará.

Creche e hospedagem

Mulheres filiadas ao Sindicato, que residem fora de Maracanaú e Região Metropolitana de Fortaleza, precisam informar no formulário se necessitarão de hospedagem. Também haverá serviço de creche, à disposição para atendimento aos filhos e às filhas das participantes.

A partir da próxima semana a organização do Encontro estará aberta a receber materiais artísticos, culturais e científicos para compor a exposição intitulada “Trabalhadoras que fazem o IFCE”. Também serão divulgados em breve os nomes das participantes das mesas de debates.

Organização e contexto

O I Encontro de Mulheres do SINDSIFCE vem sendo construído através de integrantes da Diretoria Colegiada do Sindicato e de outras servidoras interessadas. Foram diversas reuniões realizadas para debater o conceito do evento, sua programação e seus objetivos. Será a primeira vez que o Sindicato promove um encontro desse porte, voltado especificamente para as lutas das mulheres, dentro e fora do IFCE.

O evento ganha importância ainda maior nesse momento político e social extremamente grave, de diversas medidas contra os servidores, servidoras e a educação pública, incluindo os Institutos Federais, e de um governo que promove diariamente novos ataques contra as mulheres. Resistir é preciso! O I Encontro de Mulheres do SINDSIFCE também será uma das atividades que marcam a reta final da atual gestão do Sindicato.

Sexta, 13 de março
14h Credenciamento
16h Peça - Elas: as mulheres! (de Shakespeare)
17h Coquetel e abertura da exposição “Trabalhadoras que fazem o IFCE” e homenagem às mulheres que participaram de gestões do SINDSIFCE