Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  09/03/2020 

SINDSIFCE realiza dias 13 e 14/3 o I Encontro de Mulheres. Entre as debatedoras, Enedina Soares, Lola Aronovich, Luzia Mota e Zuleide Queiroz

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) realiza, nos dias 13 e 14 de março, no Campus Maracanaú, do IFCE, o I Encontro de Mulheres do SINDSIFCE. Entre outras debatedoras convidadas, o evento contará com Enedina Soares, Lola Aronovich, Luzia Mota e Zuleide Queiroz, em mesa com mediação da Profa. Ms. Artemis Martins, integrante da Diretoria Colegiada do Sindicato. 
 
"Vivas, livres e resistentes dentro e fora do IFCE" é o tema do encontro e também desta mesa de debates, na abertura do evento, às 18h30 da sexta-feira, 13/3, com acesso aberto ao público em geral. 
 
Enedina Soares é presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). Militante de grande reconhecimento pela luta em defesa dos trabalhadores, é autora de diversos artigos publicados na imprensa destacando a necessidade de respeito aos direitos trabalhistas e de melhorias nas condições de trabalho dos servidores e das servidoras públicas, nos municípios cearenses. Enedina é servidora da Educação, nos municípios de Caucaia e Fortaleza.
 
Luzia Mota é a reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e tem sido destacada como "a reitora que enfrentou Bolsonaro". Eleita pela comunidade acadêmica, ela precisou recorrer ao STF para garantir sua nomeação ao cargo de reitora. O caso levou o Governo Federal a retaliar todos os IFs e universidades, com mudança de regra sobre a escolha de reitores e diretores de campi, o que vem sendo motivo de crítica e enfrentamento pela comunidade acadêmica em todo o País.
 
Lola Aronovich é uma das mais destacadas debatedoras sobre feminismo, no Brasil. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), doutora em Literatura em Língua Inglesa pela UFSC e, na definição de um "troll", "ingrata com o patriarcado". É autora do blog "Escreva Lola, Escreva", sobre feminismo, cinema, literatura, política, mídia, entre outros temas, bem como do canal no Youtube "Fala Lola Fala". 
 
Zuleide Queiroz é graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela UFC, pós-doutora pela UFRN. É professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ) e da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). É pesquisadora nas áreas de Educação, com ênfase em História da Educação, Política Educacional e Formação de Professores; Saúde e Violência; Feminino e Violência; Infância - adolescência e Violência. Atua em ações de Extensão nas áreas de Educação e Saúde; Educação e movimentos sociais.
 
Encontro de Mulheres do SINDSIFCE: confira a programação
 
O objetivo do evento é destacar as muitas lutas e debater e encaminhar ações referentes à condição de vida das mulheres na atual conjuntura política e social do País, com foco nas especificidades manifestadas por servidoras, trabalhadoras terceirizadas e estudantes que vivenciam o cotidiano do Instituto Federal no Ceará.
 
A programação terá início na sexta-feira, 13/3, dia em que as atividades serão abertas ao público em geral, com o credenciamento às 14h, seguido da exibição da peça "Mulheres de Shakespeare", às 16h, de coquetel e abertura da exposição “Trabalhadoras que fazem o IFCE”, às 17h, e a mesa “Vivas, livres e resistentes, dentro e fora do IFCE”, atividade aberta ao público em geral. As moradoras e os moradores de Maracanaú estão convidados a participar desse momento marcante para a luta das mulheres dentro e fora do Instituto.
 
No sábado, 14/3, as atividades são restritas às mulheres inscritas no evento: servidoras públicas, trabalhadoras terceirizadas e estudantes do IFCE. As atividades se iniciam às 8h30, com a mesa-redonda sobre o tema "Feminismos, relações de trabalho e o nosso lugar no IFCE". Após o almoço, é hora de as participantes se dividirem em grupos de trabalho, a partir das 13h30, com os temas "Atuação política e sindical da mulher: trabalho e carreira", "Mulher, Raça e classe: mulheres negras e indígenas", "Mulheres LBT: gênero, sexualidade, visibilidade e representatividade", "Violências dentro e fora do IFCE: do assédio ao feminicídio". 
 
 Às 15h acontece a Plenária de Encerramento do Encontro. Às 17h, um ato político e cultural em memória de Marielle Franco, em Fortaleza, somando-se às manifestações marcadas em todo o País, para esta data que marca dois anos desde o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro e do motorista Anderson Gomes, crime ainda sem punição para seus autores.
 
Como se inscrever
 
As Inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas até as 18h do dia 10/3.
 
Creche e hospedagem
 
Mulheres filiadas ao Sindicato, que residem fora de Maracanaú e Região Metropolitana de Fortaleza, precisam informar no formulário se necessitarão de hospedagem. Também haverá serviço de creche para crianças entre 1 e 12 anos de idade, à disposição para atendimento às filhas e aos filhos das participantes.
 
Organização e contexto
 
O I Encontro de Mulheres do SINDSIFCE vem sendo construído por integrantes da Diretoria Colegiada do Sindicato e servidoras do IFCE. Foram diversas reuniões realizadas para debater o conceito do evento, sua programação e seus objetivos. Será a primeira vez que o Sindicato promove um encontro desse porte, voltado especificamente para as lutas das mulheres, dentro e fora do IFCE. 
 
O evento ganha importância ainda maior nesse momento político e social extremamente grave, de diversas medidas contra as servidoras, os servidores e a educação pública, incluindo os Institutos Federais, e de um governo que promove diariamente novos ataques contra as mulheres. Resistir é preciso! O I Encontro de Mulheres do SINDSIFCE também será uma das atividades que marcam a reta final da atual gestão do Sindicato.
 
Programação
 
Sexta, 13 de março
14h Credenciamento
16h Peça - Elas: as mulheres! (de Shakespeare)
17h Coquetel e abertura da exposição “Trabalhadoras que fazem o IFCE” e homenagem às mulheres que participaram de gestões do SINDSIFCE
18h30 Mesa de abertura
Tema: Vivas, livres e resistentes, dentro e fora do IFCE
Confirmadas: Enedina Soares, Lola Aronovich, Luzia Mota e Zuleide Queiroz
Mediação: Artemis Martins
 
Sábado, 14 de março
8h30 Mesa redonda 
Tema: Feminismos, relações de trabalho e o nosso lugar no IFCE
Confirmadas: Karla Raphaela, Luana Angelo, Maíra Nobre e Rafaela Florêncio
Mediação: Jenni Karol
12h Almoço
13h30 Grupos de Trabalho
Grupo 1 – Atuação política e sindical da mulher: trabalho e carreira
Grupo 2 – Mulher, Raça e classe: mulheres negras e indígenas
Grupo 3 – Mulheres LBT: gênero, sexualidade, visibilidade e representatividade
Grupo 4 – Violências dentro e fora do IFCE: do assédio ao feminicídio
15h Plenária de encerramento
16h Coquetel de encerramento
17h Ato político e cultural em memória de Marielle Franco, em Fortaleza
Última atualização: 09/03/2020 às 17:14:14
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br