16/03/2020

NOTA OFICIAL - SINDSIFCE - 18 de Março - Em defesa dos serviços públicos, greve geral sim! Atos de rua não!

A Diretoria do SINDSIFCE comunica aos servidores e servidoras do IFCE, bem como à sociedade em geral, que os atos públicos de rua previstos para esta quarta-feira, 18 de Março, Greve Geral Nacional em defesa da Educação e dos demais serviços públicos, foram cancelados, contribuindo com a campanha de prevenção e combate à pandemia de coronavírus/Covid-19.

Centrais sindicais, entidades, associações e movimentos tomaram a decisão atendendo à recomendação dos órgãos de saúde pública e em função da necessidade urgente de amplo distanciamento presencial, como medida preventiva, neste momento extremamente desafiador, em que temos 9 casos da doença confirmados no Ceará e um avanço dos números no Brasil e no mundo.

O SINDSIFCE ressalta que o 18M, Greve Geral Nacional da Educação, deve seguir sendo lembrado e destacado, de forma não presencial. Valem publicações em redes sociais, mensagens em aplicativos, diálogos como forma de ressaltar nossas bandeiras: a defesa da rede federal de educação, a garantia do investimento público nos IFs e universidades, a democracia e a autonomia nos IFs e universidades, a proteção da carreira e dos salários dos servidores e servidoras, contra a proposta de "reforma administrativa", que na verdade representa destruição dos serviços públicos.

Também é urgente, mais do que nunca, defender os serviços públicos, com o Sistema Único de Saúde, a quem o País agora precisará recorrer para, além de todos os desafios habituais, enfrentar a pandemia de coronavírus/Covid-19. E lutar pela revogação imediata da Emenda Constitucional 95, que castiga o País e o povo ao congelar por 20 anos os investimentos do Governo Federal em saúde, educação, segurança, transporte, infraestrutura, entre tantas áreas.

Cumpre destacar que o SINDSIFCE já cobrou da Reitoria do IFCE, nesta segunda-feira, 16/3, a suspensão imediata de todas as atividades presenciais no Instituto, tendo em vista a epidemia de coronavírus/Covid-19. A avaliação do Sindicato é de necessidade de urgente suspensão de todas as atividades presenciais no IFCE, até a superação da epidemia.

A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE

Última atualização: 17/03/2020 às 08:28:19