22/08/2020

Servidores e estudantes do Campus Fortaleza do IFCE apontam forte sobrecarga de trabalho e pressão e demandam mudanças no calendário acadêmico

Em assembleia realizada na quinta-feira, 20/8/2020, servidores e estudantes do Campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) apontaram forte sobrecarga de trabalho e pressão nas atividades na Instituição, com o ensino remoto no atual período de pandemia, e demandaram mudanças no calendário acadêmico e suspensão da obrigatoriedade do Plano Individual de Trabalho (PIT) e do Relatório de Atividades Docentes (RIT).

Em decisão unânime, que será formalmente comunicada à Reitoria do IFCE e à direção do Campus via ofícios, servidores e estudantes do Campus Fortaleza deliberaram por sugerir à Diretoria de Ensino que seja revisto o calendário acadêmico 2020.2, que, de acordo com a proposta feita pela DIREN/Reitoria para 2020.2, no período de 30 de setembro a 26 de dezembro de 2020, contaria com apenas doze (12) semanas e quatro (4) dias de aulas.

Os participantes da assembleia apontaram que é consenso entre professores, técnico-administrativos e estudantes que o semestre 2020.1 está gerando grande sobrecarga de trabalho, inclusive aos sábados e domingos. Enquanto o estado de pandemia demanda alívio e acolhimento, o Campus Fortaleza tem agido em sentido contrário, impondo grande pressão e forte cobrança aos trabalhadores e estudantes.

Assim, a assembleia deliberou por demandar revisão imediata do calendário letivo apresentado pela gestão, partindo do compromisso em garantir as 20 semanas letivas, a ser construído em diálogo da DIREN com uma comissão especialmente designada para este fim e composta pelos seguintes servidores e estudantes:  Adeildo Cabral da Silva (docente), Agamenon José Silva Gois (docente), David Moreno Montenegro (docente), Francimara Nogueira Teixeira (docente), Luana Angelo de Lima (estudante, representando o Diretório Central dos Estudantes do IFCE), Luiza Santos Pontello (docente), Marcelo Teles Meneses (docente), Samuel Brasileiro Filho (docente).

Suspensão de obrigatoriedade de PIT e RIT

Outra decisão dos servidores, na assembleia da quinta-feira, foi solicitar a suspensão imediata, enquanto durarem o estado de emergência em saúde pública e as atividades letivas através de ensino remoto, da obrigatoriedade de elaboração do Plano Individual de Trabalho (PIT) e do Relatório de Atividades Docentes (RIT), com suas respectivas comprovações por parte dos(as) docentes que aderiram ao ensino remoto.

Última atualização: 25/08/2020 às 22:22:31