Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  15/10/2020 

Dia do/a Professor/a: confira artigo publicado por Artemis Martins, da Diretoria do SINDSIFCE, no jornal O Povo

O POVO - Edição 15 de outubro de 2020
Artigos - Opiniáo
 
15 de outubro: o que celebrar?
 
Por Artemis Martins. Mestra em Educação, professora do IFCE e integrante da diretoria colegiada do Sindicato dos Servidores do IFCE (Sindsifce)
 
https://mais.opovo.com.br/jornal/opiniao/2020/10/15/artemis-martins--15-de-outubro--o-que-celebrar.html
 
Dedicar um dia ao reconhecimento de quem faz a educação deste País sempre foi importante. Mas em 2020 se tornou fundamental. Na era dos largos desmontes dos serviços públicos, das fake news, do autoritarismo e do ódio como política, ser professora e professor no Brasil – em meio à maior crise sanitária do último século – não é para amadores. 
 
Por isso, quero lembrar o papel histórico de quem faz o dia a dia de trabalho “segurando esse país no braço". Desde a participação na luta pela redemocratização, que escreveu na Constituição federal a educação como “direito de todos e dever do Estado”, às microbatalhas por financiamento, políticas de assistência, acesso e permanência de estudantes, além das melhorias na infraestrutura das escolas e universidades. 
 
A mobilização de professoras e professores por todo o País garantiu a criação do Fundeb em 2006 – o que permitiu, por exemplo, criar o piso salarial do magistério, universalizar o ensino gratuito para a população de até 17 anos em 2009 e de 4 e 5 anos em 2013, bem como consolidar programas como a merenda escolar. 
 
Nossa luta, combinada à estudantil, possibilitou o aumento de vagas no ensino superior, a criação de novas universidades e da rede federal em 2008, da qual o IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) faz parte. Disso advém a interiorização do ensino que, no caso dos Institutos Federais, mudou a vida de milhares de jovens, além de aquecer as economias dos locais mais remotos do País.
 
Estamos sempre presentes na defesa da democracia, da inclusão, da diversidade, da proteção à infância e juventudes e da prestação dos serviços públicos a toda a população, como o SUS (Sistema Único de Saúde). Temos resistido à era da informação “desinformante”, ao esvaziamento do pensamento e à desqualificação da pesquisa que, mesmo abandonada pelo governo, salva vidas. 
 
Neste 15 de outubro, lembremos as contribuições que a prática docente e o conjunto de suas lutas, até aqui, trouxeram à sociedade. Diante dos enormes desafios que temos pela frente, sigamos ombro a ombro, ensinando versos como os de Bertolt Brecht: “Nada deve ser natural, nada deve parecer impossível de mudar”.
Última atualização: 19/10/2020 às 12:46:33
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br