26/01/2021

Servidores de IFCE, UFC, UFCA, Unilab e Uece debatem quarta, 27/1, 18h, com médicos, riscos do retorno presencial

Em um esforço conjunto do SINDSIFCE, da ADUFC Sindicato, do SINDUECE e do SINTUFCE, acontece nesta quarta-feira, 27/1, uma live-debate especial sobre o tema "Imposição e riscos do retorno às atividades presenciais nas universidades e Institutos Federais". A live terá transmissão pelo Youtube e pelo Facebook dos sindicatos.

O debate contará com os médicos Liduína Rocha, obstetra, e Roberto da Justa, infectologista, professor da UFC. Ambos integram a Chapa 2 - Médicos em Defesa da Vida, da Ciência e do SUS, que disputa a eleição do Sindicato dos Médicos do Ceará, marcada para 10 de fevereiro, em uma luta contra o negacionismo, a omissão e a negligência do Governo Federal durante a pandemia, o "tratamento  precoce" (cloroquina) de eficácia desmentida pelos estudos científicos.  E a favor das melhores práticas baseadas em evidências científicas para combate à pandemia, prevenção à Covid-19, assistência aos pacientes, melhoria da saúde pública, em um cenário de cerca de 215 mil vítimas fatais da pandemia no Brasil.

A imposição e os riscos do retorno às atividades presenciais nas universidades e nos Institutos Federais são elementos desse contexto extremo, em que, em meio a um processo de vacinação tardio, lento e insuficiente (por falta de insumos, de estrutura e logística, no plano nacional), estudantes, docentes e técnico-administrativos das instituições de ensino superior se veem às voltas com pressão para retomar aulas e demais atividades presenciais.

O debate com os médicos ganha ainda maior importância nesse contexto, com a dra. Liduína da Rocha apresentando uma fala de abertura, sobre aspectos gerais da pandemia, da forma como o Governo Federal vem agindo com omissão e até com boicote à prevenção e ao acesso à vacina e à assistência aos pacientes.

Dr. Roberto da Justa, infectologista, falará sobre os riscos para aulas e outras atividades presenciais, como foi o caso do recente Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que bateu recorde de abstenção e colocou em risco estudantes e fiscais, muitas vezes em salas com ar condicionado, onde permaneceram por horas e horas, em uma atitude de grande perigo de infecção pelo novo coronavírus.

O debate contará com representantes do SINDSIFCE (Artemis Martins), da ADUFC Sindicato (Bruno Rocha), do Sinduece (Virgínia Assunção) e do Sintufce (Wagner Pires). O público pode e deve fazer perguntas e comentários, no Youtube e/ou no Facebook dos sindicatos que promovem a live.

Última atualização: 26/01/2021 às 19:33:18