03/02/2021

Campus Itapipoca: professores se reuniram com pró-reitores e realizarão assembleia nesta sexta, 5/2, às 16h

Professores do Campus Itapipoca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizarão assembleia nesta sexta-feira, 5/2, às 16h, para debater a pauta carga horária docente/tripé institucional, sobrecarga de disciplinas para os alunos, ensino remoto e disciplinas práticas, paralisação das atividades de ensino. Clique aqui e acesse o edital de convocação publicado pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE).

Conforme o SINDSIFCE noticiou anteriormente, os servidores docentes do Campus Itapipoca se manifestaram contra a imposição de carga horária excessiva, realidade que prejudica os professores e os estudantes, com impacto negativo sobre as atividades acadêmicas e a qualidade de vida, além de orientação da gestão do campus para privilegiar atividades de ensino, em detrimento das ações de pesquisa e extensão.

Na segunda-feira, 1/2, os professores anunciaram que paralisariam atividades dos cursos regulares nesta quarta-feira, como forma de denúncia e luta contra o problema da carga horária excessiva.

A direção do Campus Itapipoca chamou então uma reunião com os professores, realizada ontem, terça-feira, 2/2, com a participação de cerca de 35 docentes, do diretor geral do campus, Régis Abreu, de Fausto Faustino (diretor de Ensino, em exercício), do reitor eleitor do IFCE, José Wally Meneses, pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, e dos pró-reitores de Ensino (Reuber Saraiva), de Extensão (Zandra Dumaresq) e de Gestão de Pessoas (Ivam Holanda).

Gestão admite dificuldades

Diversos professores expuseram casos específicos de excesso de carga horária e falaram sobre os prejuízos dessa realidade, pedindo aos pró-reitores maior cuidado quanto ao tema. O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Ivam Holanda, admitiu que existe dificuldade para a contratação de professores, bem como necessidade de liberação de código de vagas. O pró-reitor de Ensino, Reuber Saraiva, falou da importância das atividades em sala de aula, ressaltando a situação dos estudantes que dependem dessa carga horária para se formar.

Um dos professores contrapôs que há total compreensão, entre os docentes, quanto à importância das atividades em sala de aula. Mas frisou que o IFCE chegou a um ponto em que essa carga recai sobre os professores, que têm que se desdobrar pra dar conta da quantidade de demandas. Sem que tivesse havido um planejamento prévio da oferta de disciplinas, levando-se em conta a quantidade de professores e o número de atividades que eles desenvolvem.

Professores apontam falta de planejamento

Outros professores enfatizaram que o IFCE ainda não deu nenhuma normativa sobre o retorno das aulas em laboratório. Alguns estudantes não puderam concluir o Ensino Médio Integrado, porque ficaram com pendências em aulas de laboratório, confirmando o grave problema de planejamento institucional, com prejuízo para professores e estudantes.

Os professores também manifestaram preocupação com a situação de cerca de 20% dos estudantes do Campus Itapipoca, que terminaram o ano com disciplinas em aberto, não conseguindo finalizá-las, devido à falta de acesso à Internet para o ensino remoto, mesmo com auxílio estudantil e compra de chips e tablets pelo Instituto.

O SINDSIFCE se associa à preocupação dos docentes quanto a esse problema, confirmado no Campus Itapipoca e que pode existir também nas unidades do IFCE em todo o Ceará. O Sindicato reforça que ao longo de 2020 fez em vários momentos alertas sobre os riscos de as medidas tomadas pela Reitoria, com a compra de chips e tablets, serem insuficientes e ineficazes, no atual contexto de pandemia.

"A gente precisa ter condições de trabalho pra desenvolver atividades também pensando nesse público que não tem acesso à Internet. Mas já não estamos conseguindo sequer lidar com a carga horária excessiva para as atividades já previstas", declarou ao SINDSIFCE um dos professores.

Encaminhamentos: reunião com coordenadores de cursos

Ao final da reunião com os pró-reitores e com o reitor eleito, foi marcada uma reunião com os coordenadores de cursos do Campus Itapipoca, para segunda-feira, 8/10, para tratar da questão de carga horária e buscar equilíbrio nas demandas de trabalho.

Após a reunião com os pró-reitores, os professores do Campus Itapipoca também se reuniram e decidiram então não iniciar paralisação na quarta-feira, como estava previsto, mas realizar assembleia na sexta-feira, 5/2, às 16h, tendo a possível paralisação das aulas como ponto de pauta a ser debatido, além de outros pontos:  carga horária docente/tripé institucional, sobrecarga de disciplinas para os alunos, ensino remoto e disciplinas práticas.

"União" sem carga horária excessiva

Os professores deverão discutir, na assembleia, possível paralisação de atividades, para realizar atividades de conscientização tanto dos estudantes, quanto da comunidade, sobre a importância do IFCE em Itapipoca e em todo o Ceará. Além de explicar por que são tão relevantes as atividades de pesquisa e extensão.

"A ideia é a paralisação ser uma oportunidade de formação com a comunidade, sobre a importância dos IFs. Para verem que estamos defendendo o Instituto, não jogando contra", destacou um professor ouvido pelo SINDSIFCE.

"Na reunião os pró-reitores falaram em união. Queremos nos unir, mas com qualidade, sem carga horária excessiva".
Última atualização: 03/02/2021 às 15:30:56