05/02/2021

Professores de Pedagogia do IFCE publicam nota de apoio aos docentes do Campus Itapipoca, defendendo a unidade ensino, pesquisa, extensão

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) publica nota elaborada pelas professoras e pelos professores de Pedagogia do IFCE. A nota é de apoio aos docentes do Campus Itapipoca, defendendo a unidade ensino, pesquisa, extensão.

Os professores de Itapipoca vêm lutando contra a imposição de carga horária excessiva, em um movimento diretamente apoiado pelo SINDSIFCE, que também vem destacando em matérias todas as novidades sobre essa luta. Confira e compartilhe a nota pública:

Tomamos conhecimento da manifestação dos colegas docentes do Campus do IFCE em Itapipoca por meio de carta aberta datada de 31 de janeiro do presente ano. Nesta carta, nossos colegas, em síntese, expressam sua preocupação com a elevada carga horária que converte o fazer docente em atividade de ensino em sentido estrito, em detrimento da pesquisa e da extensão.

De forma grave, há o relato de professores com carga horária total de 60h semanais, acima do máximo legal de 40h. A carta traz também a gravidade da Portaria do MEC de nº 983/2020, que altera a carga horária dos professores EBTT, elevando a carga horária mínima de 10 para 14h em sala de aula e sem limite máximo. Com essas e outras considerações, os docentes que assinam a referida carta optam pela suspensão das aulas dos cursos regulares como meio da manifestação.

Nós compartilhamos das preocupações dos colegas de Itapipoca. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi criada com o propósito de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, o que vem sendo feito desde sua criação, envolvendo professores, estudantes e a comunidade.

A ação indissociável entre esses três eixos é indispensável à qualidade de qualquer instituição de educação profissional e tecnológica. Na lei de sua criação, pode se ler que são finalidades dos Institutos Federais “desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica; e realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico” (Lei 11892/2008, Art. 6º, VII e VIII).

Assim, entendemos que realizar atividades de pesquisa e extensão não apenas tem previsão legal como também é necessário ao ensino de qualidade. Não é possível vislumbrar, sob nenhuma perspectiva, a possibilidade de ensino de qualidade sem pesquisa e extensão.

Dessa forma, colocamo-nos contra qualquer iniciativa que altere a carga horária docente de forma a inviabilizar as atividades de pesquisa e extensão, ou que resultem em carga horária de trabalho além do permitido por lei.

Apoiamos nossos colegas de Itapipoca em sua justa e necessária luta em defesa dos nossos direitos e da qualidade do nosso Instituto. Por enquanto ainda não discutimos quais estratégias a serem adotadas nos demais campi para enfrentar esses desafios, mas manifestamos apoio as as/os colegas de Itapipoca em sua decisão levar à Assembleia docente local a pauta de paralisação das atividades de ensino, e convocamos toda a comunidade do IFCE a dar a devida atenção ao assunto.

Assinam a nota:

1. Antonio Valricelio Linhares da Silva