09/02/2021

Pressão por retorno: servidoras e servidores de Crateús, reunidos em assembleia, condicionam retorno presencial ou híbrido à ampla imunização

As servidoras e os servidores do campus Crateús do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estiveram reunidos, de forma virtual, em assembleia local realizada na última segunda-feira, 8/2. Na ocasião, além de escolher representantes sindicais, as servidoras e os servidores presentes rejeitaram, de forma unânime, o retorno presencial ou híbrido e condicionaram-no à ampla imunização.

Minuta de retorno presencial

Durante a assembleia, as servidoras e os servidores do campus Crateús relataram que em 3/2, durante reunião com a direção do campus, foi apresentada uma minuta de retorno presencial, elaborada por grupo de trabalho criado pela reitoria do Instituto. Ali, de forma unânime, o conteúdo do documento foi rejeitado por todos os servidores e servidoras presentes.

Entre os termos da minuta, há uma absurda sugestão de exigir que cada estudante assine um termo em que isenta a Instituição de responsabilidade caso haja algum problema decorrente da Covid-19. O Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE) repudia essa ideia e exige que, na defesa de servidores, estudantes e da vida de toda a comunidade acadêmica, essa "sugestão" seja retirada de qualquer documento ou regramento sobre possível retorno a atividades presenciais ou híbridas.

No dia 4/2, em reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir), o diretor do campus Crateús, Aglodualdo Júnior, expôs o posicionamento dos servidores do campus sobre o tema. De acordo com o relato da reunião, "foi decidido por ampla maioria que não haverá qualquer retorno presencial sem a garantia à saúde de todos e que, a depende do quadro geral da pandemia e da vacinação, o debate sobre o tema pode retornar, a fim de serem avaliadas as possibilidades para o segundo semestre de 2021", destacou o diretor em e-mail encaminhado às servidoras e aos servidores do campus.

"Termo de compromisso" é rejeitado pela comunidade acadêmica

A julgar pelo Artigo 4o. da minuta, a preocupação com "o bem-estar de todos" não é tão grande assim. "O acesso dos alunos aos laboratórios e ambientes de estudo devem ser permitidos mediante prévia assinatura de Termo de Compromisso para retorno dos alunos às atividades presenciais (Anexo I). Parágrafo único - em caso de aluno com idade inferior a 18 anos os pais ou responsáveis deverão assinar o termo de compromisso conjuntamente com o aluno", diz a minuta. No Anexo I da minuta, o estudante é chamado a informar se retornará ou não às aulas presenciais e se concorda, para isso, com os termos a seguir:

"Tenho consciência da importância das medidas preventivas tomadas pelo IFCE e exigidas aos(às) alunos(as) e responsáveis, e assumo o compromisso de, estritamente, segui-las e respeitá-las"; "Tenho consciência dos riscos assumidos na exposição ao ambiente escolar, diante da atual pandemia, mesmo a Instituição tendo adotado e seguido medidas de prevenção e combate à COVID-19, podendo tal exposição acarretar contaminação pelo novo coronavírus, não podendo a Instituição ser responsabilizada por tal fato ou por suas consequências, a não ser no caso de culpa exclusiva, decorrente de descumprimento da legislação pertinente, com a inequívoca prova de nexo causal entre um fato e outro"; e mais: "Tenho consciência de que o dever legal da Instituição é seguir, respeitar e cumprir os protocolos exigidos pela legislação pertinente à sua atuação e não o de garantir a não contaminação de membros da sua comunidade acadêmica pelo novo coronavírus."

Retorno presencial, só com vacina

Ao final da assembleia desta segunda-feira, 9/2, as servidoras e os servidores do Campus Crateús do IFCE condicionaram o retorno às atividades presenciais à imunização de servidores docentes, técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados e estudantes e à elaboração de um protocolo sanitário que considere as adequações tanto interna, dos campi, como externa, principalmente relacionadas ao transporte intermunicipal - um enorme desafio em muitos campi do IFCE, desde a época pré-pandemia.

Decisão semelhante foi tomada durante assembleia no Campus Itapipoca, realizada na última sexta, 5/2, que deliberou em favor de que as disciplinas práticas continuem suspensas até que haja condições sanitárias para que sejam ofertadas. Também na ocasião, após amplo debate, a maioria decidiu pela paralisação das aulas no Campus Itapipoca, contra carga horária excessiva. Clique aqui e saiba mais.

O Sindicato

O SINDSIFCE, participou da condução da assembleia local de Crateús por meio da servidora Artemis Martins, que lembrou que o IFCE "foi uma das últimas instituições a suspender o calendário de atividades presenciais no Ceará". A dirigente falou também sobre o conteúdo da live "Imposição e riscos do retorno às atividades presenciais nas universidades e Institutos Federais", com o Dr. Roberto da Justa, infectologista e defendeu vacinação para todas e todos. O Sindicato continuará acompanhando o caso e cobrando à gestão do IFCE medidas concretas para resguardar a saúde e a integridade física dos servidores, em qualquer horário.

Por fim, o SINDSIFCE dá boas vindas aos representantes sindicais eleitos durante a assembleia do Campus Crateús: as docente Suelen Pereira da Cunha (titular) e Antonia Karla Bezerra Gomes (suplente); e os TAES Antonio Marcos de Sousa Lima (titular) e Francisco das Chagas Marques (suplente).
Última atualização: 09/02/2021 às 12:05:48