23/03/2021

SINDSIFCE e demais seções do SINASEFE no Ceará dialogaram nesta terça, 23/3, com reitor Wally Menezes, sobre temas como trabalho remoto e carga horária docente

Integrantes da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE e das demais seções do SINASEFE no Ceará dialogaram nesta terça, 23/3, em encontro online, com o reitor Wally Menezes, sobre temas como trabalho remoto e carga horária docente.

Foi a primeira reunião das quatro seções sindicais com o novo reitor, Wally Menezes. O encontro aconteceu em clima receptivo a um diálogo construtivo, com o SINDSIFCE levando, entre as reivindicações dos servidores, demandas apresentadas na Assembleia Geral mais recente, realizada na quinta-feira, 18/3.

"Levamos duas pautas principais para serem debatidas e tivemos boas perspectivas de atendimento a esses pontos", destaca David Moreno:

1. Resolução de carga horária docente no período da pandemia. Discutimos essa resolução e a necessidade de atualização dessa estrutura normativa em dois níveis: primeiro mais urgente, para dar conta das questões que envolvem a atividade docente na pandemia, e em uma perspectiva mais ampla e profunda de reformulação do documento, com as mudanças dos últimos anos.

Houve esse entendimento, e foi encaminhada a construção de uma comissão que vai envolver tanto a comunidade como um todo como as quatro seções sindicais, para discutir como fazer tanto essa adequação mais emergencial quanto uma reestruturação mais ampla deste documento, para médio prazo.

2. Trabalho remoto. Mostramos a necessidade de, assim como foi feito com o ensino remoto, estender a garantia de trabalho remoto em geral, contemplando o trabalho dos servidores técnico-administrativos (TAEs), para que estejam juridicamente resguardados para seguir realizando suas atividades de casa, nesse contexto da pandemia. Ficou acertada a edição de uma nova portaria pelo IFCE, atualizando a portaria 511/GABR/Reitoria, para garantir que os servidores técnico-administrativos (TAEs) contem com essa segurança jurídica.

Diante da demanda aprovada em Assembleia Geral dos servidores, de reivindicar que o retorno de atividades híbridas ou presenciais só aconteça após ampla vacinação da comunidade, houve compromisso da Reitoria em manter os cuidados com a questão sanitária, só retomando atividades fora do formato remoto "quando houver condições pertinentes, seguindo as orientações dos órgãos de saúde".

O SINDSIFCE também destacou preocupação com a situação dos trabalhadores terceirizados, solicitando o máximo de cuidado, para que apenas aqueles realmente essenciais permaneçam em atividade presencial, dado o elevadíssimo risco do atual momento da pandemia no Ceará, e para que esses trabalhadores não sofram perdas. O reitor concordou com a questão e afirmou estar tomando todas as medidas nesse sentido.

"Foram muito importante esses encaminhamentos. Esperamos que possamos pautar diversas outras questões, inclusive com a criação de uma Mesa Permanente de Negociação e Diálogo, entre as seções sindicais e a Reitoria, questão também levantada hoje", complementa David Moreno.

O SINDSIFCE publicará em breve, em seu site e suas redes sociais, mais detalhes sobre a reunião com a Reitoria, incluindo outros temas debatidos e seus encaminhamentos. Na luta, conte sempre com o SINDSIFCE.

Última atualização: 24/03/2021 às 13:29:00