Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  05/05/2021 

Luta por mais tradutores/intérpretes de Libras no IFCE: SINDSIFCE promove reunião online terça, 11/5, às 15h30. Participe!

Dando prosseguimento à luta por mais tradutores/intérpretes de Libras no IFCE, o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(SINDSIFCE) promove terça-feira, 11/5, às 15h30, reunião online com professores, intérpretes de Libras, estudantes e demais interessados. A partir da reunião serão definidas reivindicações a serem levadas pela entidade sindical para diálogo com a Reitoria, buscando solução para o problema o quanto antes.

Link de acesso à reunião: https://meet.google.com/nda-cmit-pkc

A reunião é um dos encaminhamentos da mais recente Assembleia Geral dos servidores, realizada em 29/4, em que foi aprovado o encontro virtual para debater a insuficiência de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no IFCE e reforçar a cobrança à Reitoria pela contratação de mais profissionais, para garantia do direito à acessibilidade nas aulas e no conjunto de atividades do Instituto.

Os servidores surdos Geraldo Venceslau e Karine Venceslau ressaltaram a importância do tema e agradeceram ao SINDSIFCE pelo fato de a própria assembleia ter sido acessível, com tradutores/intérpretes de Libras. Adry Uchoa e Bruno Carioca, contratados pelo Sindicato, foram os responsáveis pelo trabalho.

No Campus Limoeiro do Norte só há um tradutor/intérprete de Libras, ressaltou Geraldo Venceslau, apontando sobrecarga de trabalho e impossibilidade de atender à demanda. "Minha questão é essa: que haja mais tradutores/intérpretes, para que os alunos não se desmotivem".

"Temos 33 campi e 12 tradutores/intérpretes, o que não consegue abarcar as necessidades de alunos e docentes surdos", enfatizou Karine Venceslau", frisando a grande dificuldade no IFCE quanto a intérpretes/tradutores de Libras, com escassez e precarização do trabalho. "É um desrespeito, um retrocesso. Torna difícil nossa articulação institucional. De que forma podemos reverter?", questionou.

 

Comunicação sindical

Objetivando a efetivação do diálogo com a comunidade de surdos a ampliação do acesso aos conteúdos produzidos pelo Sindicato, o SINDSIFCE está preparando um processo seletivo para contratação de um intérprete/tradutor de Libras. O edital contendo as informações sobre a seleção do profissional que irá compor o quadro de trabalhadores da entidade será publicado em breve.

Última atualização: 10/05/2021 às 15:13:50
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br